Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tancos. CDS quer que Costa ponha “ordem na casa"

08 jul, 2017 - 21:54

Líder centrista lembra que já se demitiram dois generais em protesto contra a actuação do chefe de Estado do Exército.

A+ / A-

A presidente do CDS defende que a demissão de dois generais do Exército na sequência do furto de armas em Tancos demonstra que já é tempo de o primeiro-ministro "pôr ordem na casa".

À margem da apresentação da recandidatura de José Pinheiro àquela que é uma das cinco câmaras municipais do país sob gestão popular, Assunção Cristas declarou: "Já se demitiram dois generais do Exército (...) e estas demissões sinalizam que tivemos razão quando ainda ontem [sexta-feira] o CDS pediu a demissão do chefe de Estado-Maior".

A líder dos populares apela, por isso, a "que o primeiro-ministro apareça e dê a cara".

"É urgente que fale e ponha ordem na sua casa - que, além do mais, é a casa de todos nós, porque estamos a falar do Estado", explica. "E é bom que se pronuncie rapidamente porque já está a demorar muito", realça.

Para Assunção Cristas, António Costa deve fazer uma "remodelação no Governo" - nas pastas da Defesa e também da Administração Interna, devido ao caso dos incêndios de Pedrógão Grande - porque só assim os cidadãos poderão recuperar a confiança na soberania e na autoridade do Estado.

"Até agora o CDS tem tido uma actuação muito firme, mas também muito prudente, porque para todas as perguntas que temos feito demos espaço e tempo para as respostas. Mas é bom que elas se apressem porque, de dia para dia, não se vê nada a melhorar nesta matéria e temos o clima de confiança a desvanecer-se ainda mais", argumenta.

A presidente do CDS admite que o "primeiro-ministro tem muito que reflectir", mas critica-o por estar "em silêncio há muitos dias" enquanto se assiste a "uma grande erosão na autoridade do Estado".

Para o próximo debate da Nação anuncia assim, por parte do seu partido, uma intervenção "com muita atenção, firmeza e acutilância".

Não confirma nem desmente a hipótese de avançar com a moção de censura ao Governo hoje anunciada pelo jornal Expresso, mas garante: "Não deixaremos de sinalizar o que está mal".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó Cristas
    11 jul, 2017 Pt 15:10
    Vai de férias que te vão lá levar o expediente para assinares de cruz! Não te preocupes! O mainato leva-te tudo!...
  • Fernando de Almeida
    10 jul, 2017 Porto 16:17
    Quem te viu e quem te v^e CDS! O que o "IRREVOGAVEL" fez de ti! Não merecias, mas é bem feito!!!
  • jonas
    10 jul, 2017 lisboa 10:18
    Cristas mas tu és candidata à CM de Lisboa ou quê? Ideias para a Capital? Há? Ou só há fantochadas como esta?
  • Só ruido!
    09 jul, 2017 lx 14:02
    se olhassem para o seu umbigo e recuassem atrás para verem a figura que fizeram quando estiveram irrevogavelmente alapados a um governo, é o que fariam melhor para se redimirem do mal que fizeram ao país e a milhares de cidadãos e famílias! A hipocrisia destes acólitos não tem limites!
  • Mario
    09 jul, 2017 Portugal 13:24
    E caso para perguntar em qual casa?
  • Filipe Melo
    09 jul, 2017 Aveiro 12:02
    Cristas poupa-nos e vai de férias!
  • Tito Guerra
    09 jul, 2017 Lisboa 11:09
    E os submarinos Sãozinha? Quando é que nos explicas os submarinos?
  • Leonel
    09 jul, 2017 Lisboa 10:26
    Falta de vergonha. Pregoeira de feira, esqueceu que estava a banhos quando assinou a resolucao do bes. Nem cuidou de saber quanto iriamos pagar. Que se lixasse. Era bom e que pusesse a casa dela em ordem. Que explicasse o negocio dos submarinos. Dos sobreiros, ou o obscuro apagao dos offshores do nuncio. Fale da sua lei do eucalipto. Hipocrita que nunca se preocupou com os desempregados, com os cortes nas pensoes e dos salarios, com a miseria que difundiu pelo pais. Anda a fazer render a desgraca para tentar apagar o seu desastre politico. Fale, fale. Cada vez que abre a boca perde votos. Diz se que nao vaoe 3% dos votos e que depois das autarquicas vai a andar..
  • Antonio
    09 jul, 2017 Vale de Cambra 10:15
    Teria que vos fechar a porta da Assembleia da Republica, para não ouvir tanto DISPARATE.
  • rm
    09 jul, 2017 09:51
    A facilidade com com este fulano - PPC - muda de discurso em tão pouco tempo é Incrível. Primeiro ganhou as eleições prometendo fazer exatamente o contrário do que fez - Cortes Cegos e Estupidos, Aumentos Enormes de Impostos com a Destruição e Sofrimento DESNECESSÁRIO de milhares e milhares de familias, empresas e economia - tudo com TOTAL SUBMISSÃO às ordens do FMI, BCE e Comissao Europeia, ou seja, sem nenhuma idéia própria sobre como governar. Há meses dizia o pior deste governo e previa que vinha aí a destruição da "obra feita" ; agora Elogia a Recuperação de Portugal, para ver se ganha as Eleições Autarquicas. A isto chama-se Ignorancia e falta de Visão, de Objetivos e de Estratégia sobre como se governa um País e claro mostrando ser, isso sim, um Habilidoso Camaleão ou Vendedor de Banha da cobra. O Povo Portugues que abra bem os olhos.

Destaques V+