Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa acredita que "já está tudo esclarecido" em Pedrógão

22 jul, 2017 - 23:56

Primeiro-ministro comentou a notícia que refere a existência de pelo menos mais uma vítima não contabilizada dos incêndios de Junho na região Centro.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, acredita que "já está tudo esclarecido" relativamente à contabilização das vítimas mortais do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, Leiria, em Junho passado.

"Creio que isso já está tudo esclarecido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pelo Ministério da Justiça", disse o primeiro-ministro este sábado, em Coimbra, questionado pelos jornalistas sobre uma notícia do Expresso que refere que a lista de 64 mortos do incêndio de Pedrógão Grande exclui vítimas indirectas e que houve pelo menos 65 mortos.

O líder do executivo escusou-se a prestar mais declarações aos jornalistas, que confrontaram António Costa com a notícia do semanário, quando o primeiro-ministro chegava a um evento organizado pela Federação de Coimbra do PS.

Segundo o jornal, a lista de 64 mortos do incêndio de Pedrógão Grande exclui vítimas indirectas. De acordo com o semanário, os critérios para elaborar a lista oficial das vítimas mortais do incêndio "excluem mortes indirectas", designadamente a de uma mulher que foi atropelada quando fugiu das chamas.

O semanário refere que pediu a lista oficial de mortos ao Ministério da Justiça, tendo recebido a indicação de que a identificação das vítimas mortais era "informação emergente da actividade do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e da Polícia Judiciária, integrada no inquérito-crime do Departamento de Investigação e Acção Penal da Comarca de Leiria, que se encontra em segredo de justiça".

Em reacção à notícia, a Autoridade Nacional de Protecção Civil reiterou hoje que o incêndio do mês passado em Pedrógão Grande fez 64 vítimas mortais, em "consequência directa" do fogo, e que outros eventuais casos não se integram nos critérios "definidos".

Os critérios que foram identificados para apurar as vítimas do incêndio são "mortes por inalação e queimaduras", resultantes do fogo, adiantou à agência Lusa a adjunta nacional de operações Patrícia Gaspar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó bela
    23 jul, 2017 Lis 18:28
    Não há bela sem senão! Tu és o senão!
  • Rosa Morais
    23 jul, 2017 V.N.Cerveira 17:26
    Para ti está.Pedrógão,Góis e Tancos está tudo confuso precisa de esclarecimentos total.Pedrógão o que tem sido dito é uma vergonha.Quanto a Tancos brincam com os Portugueses.Mas se fosse só o costa a brincar, já o conhecemos, agora a mais alta patente dos três ramos,fiquei envergonhado e apreensivo quanto à credibilidade da instituição.Por isso penso que algo há a fazer para credibilizar a politica e a Instituição Militar.Foi como levar um murro no estâmago ouvir o CEMFA.Mudem-me esse homem.É a vergonha da Instituição.Quanto aos políticos, enquanto houver filhos do MFA a governar, nada vai dar certo.É gente incompetente e com ideias obsoletas, diferentes de uma Europa moderna e sem fórmulas compostas por gente que ainda hoje se guia por sistemas do tempo de Estaline ou mesmo Hitler.Sei que este tipo de conduta servia de inspiração a muita gente nas FA,razão do fascismo durar tanto tempo.Eram as FA de então que esse regime lhes convinha.As comissões no ex ultramar eram minas d'ouro para muita tropa..Mas viram alguns uma luz ao fundo do túnel sem ir ao Ultramar e enriquecer.Anteciparam tudo e com a revolução ganharam tudo.Vejam um por um o que tinham e o que têm hoje eles e familiares.Parabéns classe militar de Abril!
  • Bela
    23 jul, 2017 Coimbra 17:14
    Por alguma razão foi 'imposta a LEI DA ROLHA, aos bombeiros, etc. Estão a tentar camuflar a verdade sobre o que aconteceu em Pedrogão Grande: a causa dos incêndios, ao número de mortes e a falta de apoio às famílias, que vivem nas respectivas localidades. E...
  • os direitolas
    23 jul, 2017 lx 12:31
    empedernidos e ressabiados, caluniam e intrigam quem trabalha para resolver aquilo que eles varreram para debaixo do tapete durante 4 anos à custa do empobrecimento e da desgraça de milhares de famílias para nos impingirem a famigerada "saída limpa"! Sacanagem da pior espécie!
  • Quando na direita
    23 jul, 2017 lis 12:15
    habita a incapacidade e o desnorte, só lhes resta o ataque ao caracter dos adversários! Estamos cá para os julgar no momento certo, apesar dos apoios que têm sub-repticiamente, através de alguns media e opinadores!
  • triteza
    23 jul, 2017 portugal 12:07
    Grande cabeça ! No 11 de março, aquelas pessoas que saltaram pelas janelas dos arranha céus lá na América, não morreram por culpa do fogo, MORRERAM PORQUE FORAM MALUCAS EM SE ATIRAREM PELAS JANELAS. Dizer que isto é um mundo cão, é uma ofensa aos meus cachorrinhos, porra ! Voto meu, jamais alguma vez nestes GAJOS.
  • PINÓQUIO XUXA
    23 jul, 2017 Lx 09:35
    O Pinóquio nº 2 só ultrapassável pelo pinóquio mor do reino o PInto de Sousa...Este Costa é um demagogo, um populista, um actor de 3ª categoria que vive da propaganda foleira que iremos pagar todos com língua de palmo.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    23 jul, 2017 Lx 02:59
    Mais um mentiroso compulsivo este pantomineiro.Nada esclareceu ao povo, fugiu para as férias em Palma de Maiorca sem dar a cara...UM escroque este homemzinho..Um tipo sem carácter e sem espírito de liderança.Nada está esclarecido sobre Perdógão nem sobre Tancos. Um artista e um mestre da pantomina este hipócrita...

Destaques V+