Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

MAI diz que falhas do SIRESP "não são de hoje"

27 jul, 2017 - 17:01

A ministra lembrou que este sistema falhou nos incêndios de 2012 e 2013, ano que deflagrou o fogo no Caramulo e morreram bombeiros, e nas cheias de 2013.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse, esta quinta-feira, no parlamento, que as falhas de funcionamento do SIRESP "não são de hoje", recordando que este sistema de comunicações de emergência também falhou em 2012 e 2013.

"Há falhas de funcionamento do SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal], mas não são de hoje", disse Constança Urbano de Sousa, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde está a ser ouvida a pedido do PSD.

A ministra lembrou que este sistema falhou nos incêndios de 2012 e 2013, ano que deflagrou o fogo no Caramulo e morreram bombeiros, e nas cheias de 2013.

Respondendo às questões do deputado Carlos Abreu Amorim sobre as falhas no SIRESP durante o combate aos incêndios florestais de Pedrogão Grande, Gouveia, Alijó e Mação, a ministra, assumiu que "existe um problema que tem que ser resolvido com serenidade e sentido de Estado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • miguel adem
    28 jul, 2017 benavente 11:49
    Pois não ! São do tempo do SEU PATRÃO, do que lhe ofereceu esse lugar !
  • Manuel pires
    28 jul, 2017 Lisboa 08:29
    No tempo em que a direita esteve no governo;nunca houve incêndios, nunca houve falhas em coisissima nenhuma;éramos simplesmente o país mais orğanizado do mundo;éramos o exemplo do planeta.mas:o povo não os quer lá mais; temos pena.
  • Bela
    27 jul, 2017 Coimbra 23:42
    São todos culpados! Ainda não percebi, muito bem, porque raio querem à força manter um sistema de falha sempre que é preciso? Todo na vida tem o seu tempo. Se o SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal], não funciona como deve ser, acabem com ele.
  • Ela
    27 jul, 2017 Lisboa 23:11
    Desde que lembro, todos os anos Portugal é açoitado por incêndios. Porquê? Porque na hora de tomar decisões que ordenem a floresta, acabam por ser os interesses a dominar as mesmas. Sempre assim foi, mas é preciso que mude. Aqueles que se empenham, hoje, em denegrir Governo e Ministra comem muito queijo! É a míngua de argumentos para esgrimir em ano já de eleições, e as malvadas das sondagens que mostram a queda abismal de alguns ... e o maçador do diabo que persiste em não dar sinal de si. Pois! Compreendemos o desespero!
  • Filipe
    27 jul, 2017 évora 23:11
    Falhou porque já falhou e falha porque falha . Olhe Sr.ª Ministra , com meia dúzia de euros compro uma caixa de rádios transmissores na loja do Chinês aqui da esquina e sei que não falham ! Percebeu ?
  • LGS
    27 jul, 2017 lisboa 21:15
    então está resolvido !!!! já falhou no passado, portanto não há que resolver ..........
  • TheBeites
    27 jul, 2017 Covilhã 21:14
    E vira o disco, e toca a voltar, que as coisas do Vira, só a Geringonça sabe alardear... Pivete mais incompetente, no esgazear um povo e toda a gente, que sente, o bafio... pfiiiiiiiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
  • santos
    27 jul, 2017 leiria 21:07
    A unica coisa que esta a falhar são os governantes, e os politicos todos, falham e sempre vão falhar porque o povo burro não aprende, nas eleições ninguem devia de ir votar nessa classe malfeitores
  • António Valente
    27 jul, 2017 sintra 20:51
    Esta coitada está agarrada à GAMELA e não a larga nem por nada
  • Luis
    27 jul, 2017 Lisboa 20:43
    O Daniel Sanches do governo direitolas não terá nada a dizer sobre a negociata do Siresp? A negociata do Siresp faz lembrar a dos submarinos. Só que nos submarinos sabe-se que houve um tal Jacinto Leite Capelo Rego que recebeu umas pequenas comissões. 1 milhão.

Destaques V+