Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Exonerado assessor do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

10 ago, 2017 - 21:32

Nuno Miguel Jorge Barroso de Almeida Barreto infringiu o Código de Conduta do Governo ao aceitar que uma viagem à China fosse paga pela empresa Huawei.

A+ / A-

Nuno Barreto, assessor do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, foi exonerado. A notícia foi avançada pela SIC Notícias e já confirmada pelo Governo.

O assessor infringiu o Código de Conduta do Executivo liderado por António Costa, ao aceitar que uma viagem à China em Janeiro de 2017 fosse paga pela empresa Huawei.

Comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros: "Tendo o Adjunto Nuno Miguel Jorge Barroso de Almeida Barreto hoje colocado o seu lugar à disposição do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, foi o mesmo exonerado, nesta data, das suas funções."

Nuno Miguel Jorge Barroso de Almeida Barreto é técnico especialista do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Hoje o jornal Observador noticiou uma quebra do Código de Conduta por parte de Nuno Barreto indicando que este "fez uma viagem à China em que a estadia foi paga pela empresa chinesa [Huawei] em Janeiro de 2017", já depois de ter sido aprovado o Código de Conduta do XXI Governo Constitucional.

Ao abrigo do Código de Conduta do executivo liderado por António Costa: "Os membros do Governo abstêm-se de aceitar a oferta, a qualquer título, de pessoas singulares e colectivas privadas, nacionais ou estrangeiras, e de pessoas colectivas públicas estrangeiras, de bens, consumíveis ou duradouros, que possam condicionar a imparcialidade e a integridade do exercício das suas funções".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Lima
    11 ago, 2017 Cascais 01:06
    Coitado, lá terá agora que aceitar o lugar de "especialista não especificado" do cientista em petróleos e afins, o senhor Dr. Fernando Gomes da Galp Que azar!

Destaques V+