Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Costa para Passos: "Absolutamente lamentável" fazer aproveitamento de tragédias

14 ago, 2017 - 21:59

Primeiro-ministro acusa o líder do PSD quebrar um "consenso nacional".

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira "absolutamente lamentável que se tenha quebrado um consenso nacional que sempre existiu" de não haver aproveitamento político de tragédias como as dos incêndios.

Em declarações aos jornalistas à margem da apresentação do candidato socialista à Câmara de Sesimbra, António Costa escusou-se a comentar as críticas do líder do PSD, Pedro Passos Coelho, sobre a actuação do Estado no combate aos incêndios.

"Acho absolutamente lamentável que se tenha quebrado um consenso nacional que sempre existiu, que perante tragédias desta natureza não haja aproveitamentos políticos", condenou.

Na opinião do primeiro-ministro, custa muito ver políticos "não resistirem à tentação de fazerem aproveitamento político de dramas desta natureza e perante o esforço enorme que todos os agentes de protecção civil estão a fazer para conter estas situações, em vez de lhes darem uma palavra de alento, de carinho, de ânimo, de agradecimento pelo esforço que estão a fazer, pelo contrário os virem criticar".

Para Costa, se há algo é essencial neste momento, "em que as populações estão a sofrer esta ameaça, em que os profissionais e os voluntários que servem a protecção civil têm estado num trabalho incansável ao longo destas semanas", dar-lhes "palavras de alento, de agradecimento e não crítica".

No discurso de rentrée política na Festa do Pontal, em Quarteira, no domingo, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, atacou directamente o primeiro-ministro pelas falhas sistema de comunicações de emergência (SIRESP) durante os incêndios deste Verão.

“O SIRESP tem a cara do actual primeiro-ministro”, acusou Passos Coelho, que criticou o Governo pelos incêndios que continuam a arder, mostrando que não foram tiradas lições da tragédia de Pedrogão Grande.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó mario
    16 ago, 2017 Port 10:04
    Uns mais do que outros! E a hipocrisia de uns serve-se da desgraça de outros para estarem bem na vida. Só olham para o seu umbigo! O Papa Francisco é que os topa ao ponto de já ter declarado que vale mais um ateu honesto do que um católico hipocrita!
  • Ao carlos resende
    16 ago, 2017 Lx 08:23
    Lisboa não é Portugal? Não são portugueses? Por acaso não sabe que muitos milhares que habitam em Lisboa são oriundos do interior do país e tem familiares nesse interior. Esses a quem chama de sanguessugas vieram trabalhar e procurar aquilo que infelizmente o interior não lhes dava. Antes de vociferar asneirolas e fazer juizos de valor quanto à honestidade das pessoas, reflita mais e informe-se melhor! Passe bem e tenha boa saude para poder continuar a vociferar da forma como o faz!
  • Cidadao....
    15 ago, 2017 Viseu 18:54
    Nao lamente so, mostre se é capaz, arregace as mangas, e pouco teatro. Estamos todos atentos.
  • Mario
    15 ago, 2017 Portugal 18:24
    Gostava de ver se fosse ao contrario o Ps nao dizia nada certamente.... Sempre foi assim e sempre sera quando estao na oposição tudo serve para fazer politica porca e baixa, por isso nao falem muito pois todos os partidos usam as mesmas ferramentas.
  • Carlos Resende
    15 ago, 2017 Covilhã 16:05
    Como se vê os escribas de serviço estão todos em Lisboa,como diz um comentador atrás.E é verdade.Estes sanguessugas de dinheiros públicos é aqui que fazem os contra ataques a quem lhes diz as verdades.São estas máfias da geringonça que tentam ao velho estilo estalinista fazer a lavagem ao cérebro de quem pensa.Esta gente vive do orçamento de estado para fazer propaganda do governo.Revejam donde vem as respostas aos comentários que não lhes agrada LISBOA, quartel general da geringonça e palácio dos reis desta república não republicana, mas sim simulacro das repúblicas a sério.Eu só lamento que com o meu trabalho árduo, mas honesto,tenha que andar a fazer descontos a mais para sustentar estes"cães" de fila que nada fazem nos seus empregos e sirvam para isto.Pôr a democracia pelas ruas da amargura e querem impôr suas ideias ,não deixando o povo ver e pensar.Os regimes de ditadura são assim.E são os servidores do Estado, mais alguns jornalistas de sajeta que conseguem colocar ditadores nos comandos de Nações.Estas são poucas,mas são aquelas que vemos ultimamente a ameaçar o mundo de uma guerra mundial.Estas gentes são autênticos Kamikazes o prazer deles é matar, segregar semelhante e fazê- los passar fome.Com fome se domina qualquer ser humano.Vejam Venezuela Cuba,Coreia do Norte,Angola,Rússia,etc.Mas os palácios imperiais continuam para os apoiantes dos regimes continuarem a desfrutar do luxo e bem estar.Cá temos estes habitantes da capital a maior parte funcionários cort
  • Luis
    15 ago, 2017 Lisboa 12:48
    A direitalhopitecusPafiosa continua a tentar cavalgar a onda dos incêndios para tirar dividendos políticos daquilo que foi uma grande tragédia. Tem sido demasiado vergonhoso e os Portugueses vão penalizá-los nas urnas.Tragédia essa que tem responsáveis imediatos e remotos. De certeza que há responsabilidades deste governo que têm que ser apuradas. Mas também há responsabilidades de todos os governos anteriores sem exceção. Todos os governos se puseram de cócoras perante os lobbys florestais pelo que a floresta foi transformada nas ultimas dezenas de anos numa autêntica bomba Napalm. Todos os autarcas não fizeram cumprir as leis para que as florestas fossem limpas porque isso originaria perda de votos. Todas as entidades fiscalizadoras fizeram vista grossa à limpeza das florestas etc,etc,etc. Ouvir o CDS a querer tirar dividendos dos incêndios quando a ex Ministra Cristas aumentou no governo Pafioso a área de plantação do eucalipto até mete nojo ouvir tanta imbecilidade. A floresta tem que ser toda replantada com tudo o que funcione como corta fogo e que seja rentável. Sabe-se que o eucalipto e o pinheiro tem uma rentabilidade muito superior às outras arvores mas os interesses de Portugal e dos Portugueses devem-se sobrepor aos interesses dos lobbys florestais. Eles que vão plantar eucaliptos para a Galiza como dizem que vêm de lá corridos à pazada. Sobre uma nova reflorestação da floresta a direitalhopitecusPafiosa nem quer ouvir falar. Só que as mudanças climáticas exigem-
  • Os PSDs ressabiados
    15 ago, 2017 lis 12:01
    Com uma liderança de incapazes e incompetentes que no poder, apoiados por acólitos irrevogaveis, durante 4 anos de sufoco, roubo, maior aumento de impostos, empobrecimento e sofrimento dos portugueses, a quem afirmavam não haver alternativas, promovidos nos media, pelos seus opinadores de serviço, não conseguiram, apesar de 8 orçamentos rectificativos, atingir os valores de crescimento da economia a que se propunham, varrendo para debaixo do tapete o que não lhes dava jeito solucionar para nos impingirem uma "saída limpa", andam agora com o seu líder a servir-se da tragédia dos incêndios e das desgraças dos que estão a sofrer com ela, a tentarem colher proveitos partidários, escondendo os progressos económicos hoje existentes pelo actual governo e que eles afirmavam não ser possíveis alcançar! O país está infelizmente a sofrer a calamidade dos incêndios, mas esta oposição trauliteira e hipócrita, em vez de juntar esforços para a combater, servem-se dela como arma de arremesso ao governo! Será que é este o famigerado diabo, porque tão ansiosamente, o líder Coelho desta oposição, esperava que aparecesse? Pode-se dizer que aqui não há coelho, mas há gato escondido com o rabo de fora!...
  • Joaquim Feitor
    15 ago, 2017 Bragança 10:01
    Reparem que a guarda avançada civil de costa e geringnça vem de Lisboa. Cidade onde estão acoitados todos os "chupadores" do dinheiro do povo.Ê gente que não faz nada.O seu trabalho é este combater nas colunas sociais quem diz bem da oposição ou lhe reconhece valor em algumas reformas que fez e este governo está a benefiar e andar por Lisboa a fazer a propaganda do governo.E sabem quem são? Funcionários públicos pagos pelos Portugueses.Ainda há dias os jornais falavam da rebaldaria que se vive em vários serviços públicos..Sabe onde se faz isto:cuba, Venezuela,Angola,coreia do norte e até na Rússia ex união soviética.Veja como o PS adoptou os bons costumes comunistas e de ditadores. Por isso os inúmeros defensores do sistema serem de Lisboa.Catedral do refúgio dos parasitas que nada fazem e têm seu lugar garantido na função pública e com progressão garantida .Estejam atentos e vejam de onde respondem.VERGONHA A QUE CHEGAMOS.Qual Pais da União europeia! Terceiro mundo é que os ditadores ganham eleições com estes procedimentos.
  • Mario
    15 ago, 2017 UK 09:18
    A culpa é sempre dos outros - assim é este PM mais os que estão sentados na assembleia e assim será sempre. O compromisso existe sim entre os que votam e os ditos da assembleia porque ninguém faz nada e aceita de bom grado as decisões que são tomadas pelos pseudo governantes deputados; por isso é que Portugal não sai nem nunca irá sair da cêpa-torta
  • Americo
    15 ago, 2017 Leiria 09:04
    É preciso ter uma desfaçatez sr. Costa...............

Destaques V+