Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

BE exige vinculação de 11 mil professores

27 ago, 2017 - 18:58

Líder bloquista lembra que está em curso um programa para a regularização dos vínculos precários na administração pública".

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, exige que os 11 mil professores contratados precariamente pelas escolas todos os anos sejam vinculados até ao final da actual legislatura.

"Para o Bloco de Esquerda, vincular os 11 mil professores contratados de que a escola precisa tem de ser também um compromisso para o resto da legislatura. Se não é possível, ou se há dificuldade em fazer a vinculação num só ano, então temos dois anos para o fazer", disse Catarina Martins no encerramento do Fórum Socialismo 2017, a rentrée política do BE.

Na opinião da coordenadora do BE é fundamental "responder no tempo desta legislatura pela condição dos professores e das professoras contratadas, porque há décadas que este problema se arrasta", sendo este um dos temas que o partido vai levar para as negociações do Orçamento do Estado para 2018.

"No momento em que as escolas estão quase, quase a abrir, não podemos deixar de fora a causa dos professores contratados", começou Catarina Martins por dizer.

Está em curso, de acordo com a líder bloquista, "um programa para a regularização dos vínculos precários na administração pública", avisando que o BE está "muito atento a esse programa", porque sabe que "está atrasado e tem algumas insuficiências".

"Os professores não estão nesse programa, ficaram de fora porque havia um outro processo de vinculação em curso, mas é muito curto", explicou.

As escolas precisam todos os anos de "mais 11 mil professores do que aqueles que foram vinculados", professores que, segundo Catarina Martins, "são contratados, que são precários, mas de que as escolas precisam todos os dias".

"Cada dia que esses professores e essas professoras trabalham precariamente nas escolas é um dia em que os atacamos no seu trabalho, mas é também um dia em que as escolas estão precárias", lamentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    28 ago, 2017 braga 11:10
    nao e so os professores e preciso tambem vincular todos que recebem o ris
  • Eborense
    28 ago, 2017 Évora 10:57
    A manutenção do Sr. Costa no poleiro vai-nos sair bastante caro, ou melhor, já está a sair. Esta gente do bloco e do PCP só pensam em gastar o dinheiro que é dos outros. Não fazem uma única proposta para reduzir a despesa ou aumentar o crescimento do País. É gastar...gastar...e gastar. O Ronaldo da política está farto desta gente até ao último cabelo e já admite pirar-se para Bruxelas.
  • Ana
    28 ago, 2017 Beja 09:40
    Catarina, eu vinculava-os todos e para não haver gente a mais no ensino, reformava todos os que tivessem 55 anos.(tudo caquético) E há mais funcionários para vincular....Já chega de precariedade! Vamos ser felizes com a geringonça! O dinheiro para isto tudo? Pedimos mais um empréstimos, só mais uma vez....
  • jAugusto
    27 ago, 2017 Aveiro 22:53
    O país está parado e falam em profs!!! Então e o SEF (ver aeroportos, programas que se arrastam á anos com os vistos gold, etc), guardas florestais, gnr, gnr sem carros para patrulhas, enfermeiros etc etc
  • COSTA PANTOMINEIRO
    27 ago, 2017 Lisboa 21:44
    A actriz a colocar o derrotado e poucocinho Costa em sentido e de calças na mão.Lá teremos de pagar a mais inúteis no Estado...A dívida pública cresce e está já em quase 250 mil milhões...Coisa pouca para esta esquerda folclórica...Lá teremos de pagar estes desmandos da esquerda caviar em breve.
  • COSTA BAIXA CALÇAS
    27 ago, 2017 Lx 19:56
    Lá teremos que pagar a mais inúteis no Estado com esta agenda da esquerda caviar e com as cedências do derrotado e poucocinho Costa...Um país adiado este sítio mal frequentado em que se tormou Portugal...

Destaques V+