Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente vai ouvir enfermeiros e pede "diálogo" para resolver conflito

05 set, 2017 - 16:55

Marcelo vai receber, na próxima semana, as ordens profissionais ligadas à saúde.

A+ / A-

O Presidente da República defendeu esta terça-feira diálogo e concertação para resolver o conflito dos enfermeiros especialistas e anunciou que vai receber, na próxima semana, as ordens profissionais ligadas à saúde, no Palácio de Belém, em Lisboa.

“A minha posição é defender o diálogo e a concertação possível dentro da lei. Vou ouvir agora os interessados para perceber as razões dos vários lados e perceber se é possível concretizar essas razões dentro da lei”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, em Lisboa, à margem de uma visita ao Centro de Apoio Social, em Marvila, Lisboa.

O Sindicato dos Enfermeiros entregou no fim de Agosto um pré-aviso de greve nacional para os dias 11 a 15 de Setembro pela introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com respectivo aumento salarial, bem como a aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) avisou na segunda-feira a Ordem dos Enfermeiros que "não é legalmente possível" a suspensão da inscrição na Ordem como enfermeiro especialista "sem que haja suspensão da inscrição como enfermeiro".

Enfermeiros de quatro especialidades diferentes manifestaram intenção de entregar os seus títulos de especialista, em protesto contra a falta de pagamento correspondente à actividade profissional.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, afirmou esta semana que vários enfermeiros com especialidade de Saúde Materna já pediram a suspensão dos títulos, ainda que o número de pedidos só deva ser conhecido no fim desta semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Esta ordem
    07 set, 2017 Lx 17:23
    E esta bastonaria são muito esquisitas! Não foi edta bastonaria que foi apanhada a gastar os dinheiros da ordem em proveito proprio, como cabeleireiros e viagens?...Sendo uma ordem afecta ao actual PSD não admira a chantagem que andam a fazer e a servirem-se de alguns enfermeiros menos atentos! Quando o querido lider obrigou os enfermeiros a emigrarem em massa não se viu por parte da badtonaria grande contestação! Está visto porquê! Gato escondido com rabo de fora!..
  • victor
    05 set, 2017 lx 18:53
    Muito bem o Ministro da Saúde ao não ceder a chantagens da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros dirigente do PSD. Eram SÓ 800 euros de aumento...,e os médicos e os farmacêuticos,licenciados e mestrados, teriam de ser igualmente aumentados...
  • ze
    05 set, 2017 evora 18:21
    Todos os comentários são mediados ou censurados??? segundo envio!!!! O problema só agora surgiu no tempo da geringonça?? Creio que não !!! a sra bastonaria não é a mesma que denunciou haver um hospital que não fornecia alimentação aos internados e que depois se recusou a dizer qual era a unidade hospitalar onde se passou o caso. Será da mesma familia da empresaria que "matou" uma quantidade de pessoas em pedrogão e que ainda não esta presa por homicidio e ocultação de cadaver. Tenho o maior respeito pela classe de enfermeiros e espero que impere o bom senso e que não se deixem ENREDAR por quem so quer protagonismo
  • ze
    05 set, 2017 evora 17:50
    O problema só agora surgiu no tempo da geringonça?? Creio que não !!! a sra bastonaria não é a mesma que denunciou haver em hospital que não fornecia alimentação aos internados e que depois se recusou a dizer qual era a unidade hospitalar onde se passou o caso. Será da mesma familia da empresaria que "matou" uma quantidade de pessoas em pedrogão e que ainda não esta presa por homicidio e ocultação de cadaver. Tenho o maior respeito pela classe de enfermeiros e espero que impere o bom senso e que não se deixem ENREDAR por quem so quer protagonismo

Destaques V+