Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

O futuro depois de Passos Coelho. Quem se perfila para liderar o PSD?

04 out, 2017 - 06:46 • Paula Caeiro Varela

O Conselho Nacional do partido não foi conclusivo sobre as hipóteses de sucessão, mas deixou várias pistas.

A+ / A-

Pedro Santana Lopes, Luís Montenegro, Rui Rio e Paulo Rangel são alguns dos nomes que se perfilam à substituição de Pedro Passos Coelho à frente do PSD.

O presidente do partido apresentou a sua retirada na reunião do Conselho Nacional que começou na terça-feira e só terminou nesta quarta-feira de madrugada, na sequência dos resultados obtidos pelo PSD nas eleições autárquicas de domingo.

A noite foi de despedidas e de elogios para Passos Coelho, mas já se trata do futuro. E, se Rui Rio está decidido a avançar, ainda há muitas dúvidas sobre se terá um ou mais adversários.

Quem esteve com Passos até agora, e até mesmo alguns críticos, recusam entregar o partido ao ex-autarca do Porto sem dar luta.

A pressão sobre Luís Montenegro começou ainda na noite das eleições e cresceu na terça-feira, depois da confirmação de que Passos não voltaria a ser candidato. O ex-líder parlamentar tem resistido e parece pouco inclinado a avançar, mas a Renascença sabe que ainda não tomou uma decisão definitiva.

Paulo Rangel, por seu lado, deixou todas as portas abertas e mereceu elogios, quer de Passos Coelho, quer de Marco António Costa.

Passos Coelho prometeu que não vai tomar posição, mas na intervenção ao Conselho Nacional fez questão de mencionar um nome: Paulo Rangel, “um rosto importante do nosso partido”.

Rangel foi, de resto, o único a falar aos jornalistas, ainda que sem abrir o jogo. “Há tempo para falar e tempo para estar calado. O tempo para falar foi lá dentro e o tempo para estar calado é cá fora”, referiu.

No tempo para falar, lá dentro, Paulo Rangel aproveitou para lançar recados para Rui Rio. Segundo os relatos feitos à Renascença, avisou que não acredita em soluções de bloco central, uma ideia cara a Rio, e fez um discurso muito aplaudido que alguns conselheiros leram já como o futuro programa para o PSD.

Ainda falta saber se Santana Lopes avança mesmo ou fica só a ponderar, como o próprio já disse. As movimentações no partido são todas no sentido de apresentar uma alternativa a Rui Rio e todos dizem que é preciso avançar já.

Quanto a Passos, promete lealdade à próxima liderança e garante que não vai andar por aí “a rondar”. Mas também não vai calar-se para sempre.

Passos sai para não ser "caricatura" de quem está "agarrado ao poder"
Passos sai para não ser "caricatura" de quem está "agarrado ao poder"

O social-democrata Nuno Morais Sarmento já se manifestou disponível para voltar a cargos partidários, mas exclui-se da corrida à liderança. No programa Falar Claro, da Renascença, o ex-ministro diz que agora importa ouvir, antes de mais, o que pensam Rui Rio, Santana Lopes e Luís Marques Mendes.


Morais Sarmento admite voltar a "fazer caminho" conjunto com Rui Rio
Morais Sarmento admite voltar a "fazer caminho" conjunto com Rui Rio

Na próxima semana, o Conselho Nacional vai voltar a reunir para antecipar o calendário da corrida interna, como Passos Coelho sugeriu na reunião de terça-feira à noite.

As diretas, inicialmente previstas para o fim de Janeiro, devem ser marcadas para o início de Dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Aurélio
    04 out, 2017 Feteiras 18:21
    Seria interessante pacificar este debate e torná-lo educado e algo educativo, mesmo (desejavelmente) com opiniões diferentes ou opostas. A governação de Portugal precisa de oposição consciente e forte, mesmo (ou sobretudo) nos períodos em que - como agora - há indicações que reforçam o optimismo económico e social, também porque o debate ( de assuntos e ideias) pode resultar em melhor esclarecimento. Se o Benfica ganhar sempre não temos campeonato ...
  • SALAZAR
    04 out, 2017 LX 16:09
    OS POTENCIAIS CANDIDATOS SÃO TODOS MUITO MAUS. O MENOS MAU É O RIO, MAS TAMBÉM ESSE SE CALOU DURANTE MUITO TEMPO QUANDO DEVERIA TER FALADO. OU SEJA, NÃO SERVE. O PSD MORREU HÁ MUITOS ANOS.
  • Guerreiro
    04 out, 2017 Santana da Serra 15:57
    Ainda bem que o Dr. Passos Coelho tem a dignidade de não se recandidatar à liderança do PSD, evitando assim de reduzir o seu próprio partido a zeros.
  • Maria
    04 out, 2017 Porto 14:38
    Muito se desdenha por aqui....parece tudo muito preocupado com o que poderá surgir ..é porque o que pode vir será bom - embora não para todos, como sempre. O Povo Português só sabe dizer mal, quando até pode ser que nem tenha sido assim tão mau! Já alguém dizia: o Povo é sereno!....
  • xico
    04 out, 2017 lixa 11:26
    Mais uma figura do psd que não deixa saudades,nunca lutou pelo povo nem pelo país.
  • Francisco António
    04 out, 2017 Lisboa 10:43
    E como é que vamos sobreviver sem os "sermões" frequentes do camarada Passos Coelho ? O "grande líder" laranja bem nos lixou mordendo nas pensões e agora vai sair pela porta pequena e, ...e está na altura de ir arranjar trabalho !
  • tuga
    04 out, 2017 Lisboa 10:23
    O PSD de há anos a esta parte é maçónico, ou seja, .....uma fábrica de tachos, um horizonte brilhante para incompetentes poderem ser alguém na vida. Esta vampiragem está no PSD para se servirem do partido, É um saco de gatos onde todos se arranham para chegarem ao tacho, depois formam grupos e grupelhos, para terem reforços para a gamela. Ou há uma enormíssima vassourada ou extingue-se de vez. Precisamos de um novo partido de gente séria e competente que defenda a nossa raça, a nossa cultura, a nossa identidade e recupere a nossa soberania entretanto vendida. Até lá vai ser mais do mesmo, comem-se uns aos outros.Vamos ter mais do mesmo. PROBLEMA!!!!!,... gente honesta e competente, tem vergonha de se misturar com estes vampiros.
  • passado adiado
    04 out, 2017 lisboa 10:12
    quando o ppc falava cansava os ouvidos - mesmo! então depois que foi preterido como 1ministro ainda pior; ouvi-lo doía nos ouvidos - agora que se vai de vez, façam-nos um favor, deixem de falar dele - já não há pachorra, passou á história, deixem-no lá ficar, no respectivo livro . . .
  • desatina carreira
    04 out, 2017 Queluz 09:46
    tecnforma o esperava
  • Xuxialista
    04 out, 2017 Rato 09:46
    Até o "Flopes" (Santana) já se perfila (para além do Rio

Destaques V+