Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Novo secretário de Estado considera "honroso" servir Estado numa situação “complexa"

20 out, 2017 - 23:10

José Artur Neves toma posse este sábado como secretário de Estado da Protecção Civil. Diz querer “ajudar a resolver os problemas e a transmitir confiança ao país".

A+ / A-

O secretário de Estado da Protecção Civil hoje nomeado, José Artur Neves, defende que "estruturar uma força de protecção para as pessoas" é o desígnio "mais importante" neste momento, considerando "honroso" servir o Estado numa situação complexa.

Contactado pela agência Lusa pouco depois de ter sido conhecido que o primeiro-ministro propôs ao Presidente da República a sua nomeação para o cargo de secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Tavares Neves prometeu "uma atitude positiva e de encarar os desafios com força, abnegação e determinação".

"Era um momento em que não podia dizer que não, evidentemente. É um momento honroso para servir o Estado numa situação complicada, complexa", admitiu, menos de uma semana depois do pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, que no domingo provocaram 44 mortos e cerca de 70 feridos.

O futuro tutelar da nova pasta - que foi presidente da Câmara de Arouca entre 2005 a 2017 -- destaca o seu "conhecimento de um espaço rural, imenso, com muitas aldeias isoladas, com muitas dificuldades de acesso".

"E um conhecimento claro do funcionamento das estruturas a nível local e da importância que elas têm para nos ajudar a estruturar uma força de protecção para as pessoas, fundamentalmente. No momento imediato teremos que encarar esse desígnio como o mais importante nesta altura, envolvendo autarcas", sublinhou.

José Artur Neves garante ter "muita noção" e estar "perfeitamente consciente do trabalho que está pela frente" depois dos incêndios trágicos deste ano e da crise que atravessa o sector da Protecção Civil.

"O desafio é procurar corresponder à confiança que estão em mim a depositar e espero transmitir isso ao país também. Seguramente que iremos ajudar a resolver os problemas e a transmitir confiança ao país", insistiu.

O cargo de secretário de Estado da Protecção Civil é novo na orgânica do Ministério da Administração Interna, que será tutelado por Eduardo Cabrita, que até agora desempenhou as funções de ministro Adjunto do primeiro-ministro.

Na nova equipa do Ministério da Administração Interna mantém-se Isabel Oneto como secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna e deixa de constar Jorge Gomes, que, nas últimas eleições legislativas foi eleito deputado do PS pelo círculo de Bragança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+