Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Novos ministros e secretários de Estado tomaram posse

21 out, 2017 - 09:44

Nesta remodelação, Catarina Marcelino sai da Secretaria de Estado da Igualdade e da Cidadania e diz no Facebook que não é por vontade própria.

A+ / A-
Novos ministros e secretários de Estado tomaram posse
Novos ministros e secretários de Estado tomaram posse

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse aos novos ministros Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, e da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa cerimónia realizada este sábado no Palácio de Belém, em Lisboa.

Tomaram também posse o novo secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e a nova secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Lopes Monteiro.

Isabel Oneto e Carlos Miguel foram reconduzidos, respectivamente, como secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna e secretário de Estado das Autarquias Locais.

Os governantes foram empossados na presença do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do primeiro-ministro, António Costa, e da totalidade dos ministros do XXI Governo, numa curta cerimónia realizada na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, que durou perto de seis minutos.

Estiveram presentes também Constança Urbano de Sousa, que se demitiu na quarta-feira das funções de ministra da Administração Interna, e o ex-secretário de Estado Jorge Gomes.

Esta foi a quarta recomposição do XXI Governo, que está em funções desde 26 de Novembro de 2015, e alterou a orgânica do executivo: a Protecção Civil foi autonomizada como secretaria de Estado e o ministro Adjunto perdeu a tutela das Autarquias Locais para a Administração Interna e a da Igualdade para a ministra da Presidência.

O novo ministro Adjunto do primeiro-ministro, que substitui nessas funções Eduardo Cabrita, terá agora funções estritamente políticas, sem tutelar qualquer secretário de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 out, 2017 Lisboa 11:42
    Eduardo Cabrita Tem uma missão ciclópica: reconstruir de alto a baixo a Proteção civil e mostrar a organização e eficiência, com meios sempre limitados, que a antecessora nunca mostrou. Todos lhe desejamos boa sorte e que não se deixe deter pela multidão de pequenos e grandes interesses, lobbys, e tentativas de boicote que há-de fatalmente enfrentar.
  • ac
    21 out, 2017 lx 10:05
    Agora vamos ter censura nas florestas e jornalistas cuidado com os microfones

Destaques V+