Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"

22 out, 2017 - 12:40

Presidente elogia medidas anunciadas no sábado e deixa algumas advertências.

A+ / A-

O Presidente da República saudou este domingo a "forma rápida e tão abrangente" como o Conselho de Ministros extraordinário de sábado sobre incêndios "quis tratar de tudo e de tantos dossiês em tão pouco espaço de tempo".

“Entre hoje de madrugada e hoje de manhã estive a analisar as medidas do Conselho de Ministros. Quero sublinhar a forma rápida e tão abrangente como o Conselho de Ministros quis tratar de tudo e de tantos dossiês em tanto pouco espaço de tempo", destacou Marcelo Rebelo de Sousa em Tábua, município do distrito de Coimbra também afectado pelos incêndios do dia 15.

“Isto é o início de um processo”, continuou o chefe do Estado. “Não é o fim de um processo. Sabemos que é um processo demorado, mas que seja o menos demorado possível e que chegue rápido às pessoas", sublinhou.

O Presidente da República reafirmou ainda a necessidade de uma convergência nacional sobre a temática - “Sem essa convergência não vamos lá” – não só ao nível político como social.

“É muito importante que o resto do país perceba que estamos perante uma emergência, nomeadamente, na região Centro, e queira duradouramente – nos próximos meses, no próximo ano, ano e meio – perceber e acompanhar o esforço financeiro que é necessário fazer nesta região”, afirmou.

Do lado do maior partido da oposição, já veio a garantia de apoio à implementação das medidas saídas do Conselho de Ministros extraordinário.

Este domingo, no Porto, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Carlos Abreu Amorim, afirmou que “o Governo pode contar da parte do PSD com toda a colaboração necessária para que as mesmas sejam levadas a caso”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • revoltado
    23 out, 2017 alinhó 16:21
    DE PRESSA E BEM, NÃO HÁ NINGUÉM ! O que para mim tem muita graça, é que agora que tudo por este ano já está ardido, acabado, sim, porque os incêndios por este ano já foram, mas como se não bastasse o dinheiro gasto com aviões , helicópteros, combustíveis para os bombeiros, etc. e que como resultado de tudo FOI TER ARDIDO TUDO, ainda continuam a DAR MILHÕES para coisa nenhuma, o que me faz parecer que ainda não tinham MAMADO O SUFICIENTE ! AGORA, ATÉ OS MAGALAS VIERAM PARA AS MATAS DE SACHOS A RASPAR O CHÃO ! TEATRO, SIM, TEATRO, porque quando deviam, não havia MAGALAS. Isto é mesmo um país de idiotas, ou então de XICOS ESPERTOS, pois isto é tal e qual o provérbio: DEPOIS DE CASA Roubada, TRANCAS NA PORTA ! BEM ! Começar a preparar a defesa do próximo ano, está bem, mas dar dinheiro a empresas neste momento! Só pode SER ! GUARDEM O NOSSO DINHEIRO, ADMITAM GUARDAS FLORESTAIS, são postos de trabalho, ou emprego, mas o dinheiro gasto com tanta gente, empresas etc. dá bem para pagar bons ordenados a uns milhares de guardas florestais. Mas pronto, a construção civil também está a esfregar as mãos, nem tudo é mau, coitados dos que morreram, não há dinheiro que os faça voltar.
  • Carlos
    23 out, 2017 Porto 15:44
    Senhor PR. Não teria sido melhor para o País, na altura que o senhor saiu para visitar os incêndios, tivesse convidado o PM António Costa?
  • José Manuel Ribeiro
    23 out, 2017 Amora Paivas 02:25
    Eu irei aplaudir de pe a derrota do.Govrtno do Sr Antonio.Costa do.PS. Porwue não se pide admitir wue o Sr Antonio Costa Primeiro.Ministro ande a toubar tanto.dinheiro.no.IRS e a pagarmos as taxas e sobretaxas eu estou a passar gome e necessidades por causa deste governo do PS . Eu sei que este governo vai cair porque não vai aguentar com tanta despesa que irá fazer. Eu sou refirmado e não tenho nada que andar a oassar fome pir causa da merda do IRS wue todos estamos a pagar. Deus ê muito.justo.e Deus esta vendo o.que o governo.português esta a roubar dis bolsos do contribuinte . Não se admite que este governo.nao tenga um.programa do governo do PS e que ainda esteja a fazer a mesma cousa wue o PSD fazia a roubar na merda do IRS e wue estamos a oagar taxas e sobretaxas é uma vergonha eiu ecmuitos estamos a pasaar fome por causa deste governo fantoche .ABAIXO.O.GOVERNO DO.ANTONIO COSTA DO.PS
  • Luis Ribeiro
    22 out, 2017 Faro 19:27
    Vamos fazer um paralelismo. Portugal tem zonas de risco sismico maximo. Por exemplo, o Algarve é de risco maximo excepto um unico concelho, de risco medio. Se hoje tivessemos 2 sismos de media/grande intensidade intervalados por 3 meses, provavelmente teriamos dezenas ou centenas de mortes em cada um deles. Nessa altura, certamente, muito iriam notar a fraca qualidade antisismica das contruçoes licenciadas e construidas durante decadas na regiao. Iriam reparar que muitas dessas construçoes estao assentes em solos com agua. Iriam reparar que em caso de marmoto, por exemplo a cidade de Vila Real Santo Antonio poderia ser arrasada pelo facto de banhada pelo mar e ladeada pelo Rio Guadiana. Se isso tivesse acontecido, a culpa certamente seria do Governo em exercicio. O curioso, é que enquanto nao acontece, a culpa é de ninguem. Os Municipios querem é dinheiro de licenças de contruçao, IMT e IMI. A actividade economica quer é construir e muitos encher os bolsos. No meu ponto de vista, com a floresta e problematica dos incendios, acontece o mesmo. A culpa é nossa que não nos indignamos quando o mal é feito, apenas quando temos as consequencias dele. Em vez de termos Presidentes da Republica que choram sobre consequencias devia o pais ter alguem que alerte e exiga responsabilidade no momento certo. Porque tragedias como os o incendios podem acontecer a qualquer momento em Portugal. E até muito mais graves mas que ninguem aborda. Por comodismo e por interesses varios.
  • rm
    22 out, 2017 19:16
    Força Antonio Costa
  • 22 out, 2017 16:53
    Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo." "Depois das explicações, Marcelo deixou de estar preocupado com relatório de Tancos". Estas são frases recentes de Sr. Presidente da Republica que eu na qualidade de cidadã comum fico estupfacta. O Sr. PR.está permanentemente a opinar, quando nada está feito ou esclarecido. Já o fez com o roubo das armas.Com esta atitude está, permanentemente, a minimizar a gravidade das ocorrências. António Costa não tem condições para ser 1º Ministro de Portugal. Tem tratado com total falta de compostura e de respeito a oposição e o lider do partido que com a promessa de que sabia fazer melhor afastou, com os casamentos de conveniência. Prometeu fazer melhor do que aqueles que tiveram de tomar medidas impopulares para limpar a merda que os socialista deixaram. António Costa meteu o rabo entre as pernas e foi refrescar-se na praia enquanto o país ardia. É arrogante, é malcriado, é inútil é um mau exemplo na classe politica presente e futura. Vai pôr o povo português a pagar o prejuízo económico desta catástrofe. O prejuizo ambiental, social, educacional quem o paga?. O Sr. António Costa anda como andou o socrates a enganar os portugueses com medidas eleitoralistas a prometer o que não tem para dar. Anda a hipotecar Portugal. Já provou que não tem competência. Quantas oportunidades mais o Sr.P. da Republica lhe vai dar? Muito em breve voltarem a ver os dois debaixo do mesmo chapéu!
  • bobo
    22 out, 2017 lisboa e outra 16:19
    E o dinheiro dos donativos ?
  • CARLOS DIAS
    22 out, 2017 ALMADA 16:07
    A Igreja ou seja, a RR não gosta de meus comentários !! Não convém que se digam aqui as verdades para a POPULAÇÃO . O POVO .
  • Leonardo
    22 out, 2017 Porto 15:42
    Deveria congratular-se com a qualidade das medidas, quando elogia a rapidez com que foram tomadas já cheira a que o que vai acontecer é que não se vai mexer no cerne da questão que como se vai sabendo passa pelos negócios criados para o combate. Quando se diz que a força aérea vai dirigir as operações não se diz que os nossos aviões vão combater mas sim que passa a ser a força aérea a chamar os aviões particulares...
  • Carlos Gonçalves
    22 out, 2017 Almada 15:32
    No tempo ( quatro anos de governação ) de Passos e Portas ( as irmãs ) não vi nenhuma manif . Sou sim, contra a este tipo de Governação a lidar e enganar estas pessoas que perderam tudo. Tiveram azar, lhes calhou este trágico acidente no período de sua governação . Essa " manif " foi orquestada pela maçonaria, pelos monarcas e pela DIREITA que quer destabilizar o Governo . Andam coxos a saber que a esquerda funciona , andam lixados, andam frustados , andam f..... Ainda existem bandeiras da monarquia ? Monarcas neste País ? A Gerigonça funciona, deixe-na trabalhar, muito e muito pior seria a governação do PSD/CDS. Volto ao inicio, se no tempo de Passos e Portas, nunca existiu uma manif sobre esta tragédia, quem é que convocou a mesma ? No tempo destes Srs. também existiram FOGOS !! E o que estes Srs. fizeram pelos mesmos ? Isto tudo, juntando estes " Governantes " desde Abril de 1974 , nada mas nada mas nada fizeram, essa é a verdade NUA e CRUA . Todos são criminosos de guerra, PSD,CDS e PS. Deveriam ser julgados de tal crime contra a humanidade . Ponto.

Destaques V+