Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Com "nervos de aço", Costa acredita na retoma do "excelente esforço de cooperação" com PR

27 out, 2017 - 17:12

"Tenho a certeza que aquilo que tem corrido bem nestes dois anos não vai deixar de correr bem nos próximos anos", diz primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, acredita que será retomado “o esforço de cooperação institucional” entre o Governo e o Presidente da República.

“Eu tenho nervos de aço e sou, como sabe, um optimista, às vezes talvez irritante, mas sou sempre um optimista. Por isso, tenho a certeza que vamos retomar todos e prosseguir aquilo que os portugueses têm apreciado muito, da parte do senhor Presidente da República, da parte da Assembleia da República, da parte do Governo, que é um excelente esforço de cooperação institucional, também com as autarquias, também com as regiões”, disse aos jornalistas, esta sexta-feira, durante uma visita a Vila Nova de Poiares.

“É isso o que o país espera, o que o país deseja. Tenho a certeza que aquilo que tem corrido bem nestes dois anos não vai deixar de correr bem nos próximos anos", afirmou Costa.

A alegada tensão entre o Governo e Belém surgiu depois do discurso crítico do Presidente após os incêndios de 15 e 16 de Outubro, que provocaram 45 mortos. A declaração foi lida como uma forte crítica à forma como o Governo respondeu aos incêndios deste Verão e Outono. No dia seguinte, a ministra da Administração Interna demitiu-se.

Na quinta-feira, o jornal "Público" escreveu em manchete que o Governo terá ficado "chocado" com o teor da comunicação ao país feito pelo chefe de Estado.

Marcelo responde ao choque do Governo. "Chocado ficou o país"
Marcelo responde ao choque do Governo. "Chocado ficou o país"

Depois desta notícia do "Público", o Presidente da República diz que quem ficou chocado "foi o país" com o que se passou nas últimas semanas.

Marcelo entende que a forma correcta de olhar para as últimas semanas é a segunda e não poupou os socialistas que o criticam e o Governo que se diz chocado: "quem olha para a realidade na base do diz-que-diz especulativo não entendeu, nem entende nada do que se passou em Portugal nas últimas semanas".

O dirigente socialista Porfírio Silva foi um dos que criticou as palavras de Marcelo, que classificou como "um inaceitável aproveitamento politiqueiro" de uma tragédia.

Marcelo pede um "novo ciclo". A declaração do Presidente na íntegra
O que disse Marcelo que "chocou" o Governo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F.Almeida
    29 out, 2017 Porto 22:36
    O senhor Primeiro Ministro siga a rumo que traçou. A governação do pai's não compete ao Presidente da Repu'blica. Se o Senhor Presidente não esta' satisfeito com a governação do Governo dissolva a Assembleia da Repu'blica e aguarde pelo veredicto dos portugueses em pro'ximas eleições, mas não se esqueça dos exitos. que tem tido a "geringonça". Isso , sim, vale mais do que beijinhos e abraços
  • Marta Santos
    29 out, 2017 Setúbal 12:04
    Olha costa pro comunista querias! Toma à Bordalo.O PR já vos tirou a fotografia e agora é só cobrar em face do que disseram e não fizeram.O exemplo de Pedrógão é o mais evidente.Nada fizeram.E na economia também não.De fora é que tem vindo a melhoria.Cá obra de PS comunista nem vê-la só propaganda à boa maneira estalinista.Por isso PS comunista a vossa etiqueta diz que já estão fora de prazo.Presidente tem o os sentidos que um ser humano deve ter apurados e já viu e sentiu que tudo e mentira.Pródigos em fazer bleuf.
  • Ao Costa pantomineir
    28 out, 2017 Lis 14:31
    Larga o copy paste e vê se a tua inteligência dá para escrever qualquer coisa com substância. Se não fosses xico-esperto e insultuoso o que é que gostarias de ser?
  • COSTA PANTOMINEIRO
    27 out, 2017 Lx 19:42
    Este kamarada Costa é um verdadeiro encantador de serpentes, um pantomineiro e um vendedor da banha da cobra.Ele e o seu governo ficará associados a mais de 107 mortes em 4 meses e mais de 300 feridos...Uma vergonha colossal.Não esteve à altura dos acontecimentos.Um pantomienrio com pés de barro... Agora a Comissão Europeia começa a ver que "as contas" não batem certo...Vai emourrando com a barriga para a frente como fazia o menino de oiro do xuxalismo, o Pinto de Sousa dos casacos Prada a mais de 4mil euros...Grandes socalistas este.Gostam do gastar o dineiro dos outros...Uns bandalhos...
  • alberto
    27 out, 2017 freita 19:17
    Cuidado Costa que o Marcelo é filho do anterior regime, leia-se antes de 25/4/1974.
  • Há aqueles
    27 out, 2017 Pt 18:37
    Incendiários politicos que só pretendem andar na intrigalhada para desestabilizarem! Alguns media também estão nessa situação! Os interesses que defendem não são os do país mas dos grupos financeiros a que pertencem!
  • Vitoriano
    27 out, 2017 Setúbal 17:59
    Se A.Costa tivesse tomates, tinha apresentado a demissão ao Marcelo e ele que tomasse conta do OE 2018 e resolvesse a situação, marcando eleições no menor espaço de tempo possível. O PS não pode andar a reboque de um homem que tem o ADN de neo-liberal...
  • Mauzinho
    27 out, 2017 Ca-falso 17:45
    Obviamente que à oposição atual, este aparente desentendimento entre o presidente e o governo sabe que nem mel. É mesmo disto que Passos estava à espera há muito tempo. Ele quer lá saber do país.

Destaques V+