Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Défice controlado “é positivo”, mas não com “cortes cegos"

10 nov, 2017 - 01:49

Assunção Cristas deixou o alerta em reunião do Grupo Parlamentar do Partido Popular Europeu, que decorre em Braga.

A+ / A-

A líder do CDS admite que ter o défice controlado é "certamente é positivo", mas que o "método de cortes cegos" e um Orçamento "assente em cativações" não são a melhor forma de conseguir "atingir resultados".

Em Braga, para um jantar-debate no âmbito das jornadas do Grupo Parlamentar do Partido Popular Europeu, que contou também com a presença do presidente do PSD, Passos Coelho, Assunção Cristas acusou ainda o primeiro-ministro António Costa de passar parte do ano a "dizer que vai fazer uma coisa" e a outra parte a "tentar esconder" o que fez.

"Défice controlado certamente é positivo, a forma como lá se chega é que não é igual para todos e certamente um método de cortes cegos não é o método melhor, a nosso ver, para atingir resultados", respondeu Assunção Cristas quando confrontada com as previsões de Bruxelas para défice português.

Nas previsões económicas de Outono divulgadas hoje, a Comissão Europeia melhorou as projecções do défice de Portugal para 1,4% em 2017, mas avisou que redução é "sobretudo cíclica" e também melhorou as previsões de crescimento da economia portuguesa, para os 2,6% em 2017 e para os 2,1% em 2018, continuando a antecipar "algum abrandamento" do ritmo económico e alinhando-se com as projecções do Governo.

Sobre os números apontados por Bruxelas, Assunção Cristas afirmou que são possíveis de atingir "com um esforço muito grande feito por todos os portugueses" e lembrou que tem "dito muitas vezes que não é com Orçamentos de Estado assentes em cativações, com falta de transparência na execução da despesa pública" que se atinge aquelas metas.

A líder do CDS aproveitou para deixar críticas a António Costa, que, segundo Cristas, "gosta de dizer que não tem orçamentos rectificativos", mas "tem execuções rectificativas".

"Passa uma parte do ano a dizer que vai fazer uma coisa e a outra parte a tentar esconder o que não conseguiu fazer em muitos domínios e vários estão à vista, nomeadamente na área da Saúde", acusou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    10 nov, 2017 aveiro 19:06
    Cortes cegos foi o que fizeram ao longo do desgoverno PAF . realmente está a ver-se ao espelho . Faça um favor aos Portugueses , desapareça da cena Politica , arranje emprego !
  • as contradições
    10 nov, 2017 Cas 13:01
    e a retórica desta líder, só demonstram o desnorte de quem nada credível tem para propor, a não ser fazer a politiquice da intrigalhada!
  • à porta fechada
    10 nov, 2017 St 12:53
    reúnem e transmitem informações para a conspiração! Esta sra, deveria ter algum pudor em falar de cortes cegos, quando pertenceu a um governo que fez os maiores e em maior número, cortes cegos, com o maior aumento de impostos de que há memória! Todos os dias nos bombardeavam pela manhã nos noticiários com os cortes que o esse governo ia fazer! Foram 4 anos sufocantes e de ansiedade que colocavam os cidadãos a tomarem depressivos para se aguentarem! Só ela e os seus apaniguados não deveriam ter passado por isso e portanto a hipocrisia nem a deixa raciocinar! Basta!
  • olha! olha!
    10 nov, 2017 Cas 12:09
    Esta sra a falar de cortes cegos, deve estar a ver ao espelho o que fazia o seu governo, onde foi ministra! Eram mais do que cortes cegos, era uma autentica cegueira, a cortarem-nos os rendimentos, as pensões e reformas! O CDS, partido da defesa do contribuinte, foi aquele que mais linhas vermelhas ultrapassou, atacando, irrevogavelmente, os contribuintes! É preciso ter uma grande lata! Deve pensar que somos todos estúpidos ou sofremos de amnésia, como ela!
  • na penumbra,
    10 nov, 2017 lx 11:31
    é onde esta dona anda sempre! Se a hipocrisia pagasse imposto!...
  • Antonio
    10 nov, 2017 Mirandela 08:42
    Depois que "ESTA SENHORA" se especializou em dar BRONCA das grossas quando fala, nunca mais desarmou. Passou a BRONQUEIRA PROFISSIONAL.
  • silva
    10 nov, 2017 barcelos 08:15
    Esta senhora deve ter a memoria curta o que fez o governo do psd/cds e que ela fez parte.nem vale a pena lembrar coisas trisres.
  • Antonio
    10 nov, 2017 Vale de Cambra 06:24
    Como vocês fizeram, IMBECIS. Estão com fome de PODER, mas só conseguem encostados.

Destaques V+