Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​BE propõe fim da dupla penalização a quem pede reforma aos 60 anos, com 40 de descontos

28 jan, 2018 - 12:25

Catarina Martins anunciou este domingo, durante uma visita à feira das Galinheiras, em Lisboa, que o projecto de lei do BE já deu entrada na Assembleia da República.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) desafia o Governo a cumprir a promessa de acabar, já em 2018, com as penalizações dos que, tendo longas carreiras contributivas, querem reformar-se antes da idade legal dos 66,5 anos.

Catarina Martins anunciou este domingo, durante uma visita à feira das Galinheiras, em Lisboa, que o projecto de lei do BE já deu entrada na Assembleia da República.

Trata-se de eliminar o chamado factor de sustentabilidade para quem tenha mais de 60 anos de idade e 40 de carreira contributiva.

“O compromisso do Governo era acabar com estas excessivas penalizações, só que as novas fases de acesso à reforma sem penalização não têm avançado. Portanto, o Bloco apresentou o projecto para que se avance no acesso à reforma para quem tem carreiras contributivas muito longas e se acabe com o factor de sustentabilidade para quem tem 60 anos de idade e 40 de descontos, como estava previsto no plano inicial do Governo, mas infelizmente ainda não foi para a frente”, afirma Catarina Martins.

Para a líder bloquista, "não tem sentido para quem já trabalhou 40 anos, descontou, tem mais de 60 anos, ter três penalizações à sua capacidade de aceder à reforma por inteiro".

Catarina Martins lembrou que as pessoas vêm a idade de reforma a ser aumentada todos os anos - está nos 66,5 anos -, o factor de sustentabilidade para a Segurança Social, além do corte de 0,5% por mês até à idade de reforma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose alves
    29 jan, 2018 Barreiro 19:39
    É de elementar justiça acabar com o fator de sustentabilidade, e com as triplas penalizações, para pessoas com 60 ou mais anos e 40 ou mais anos de descontos .Catarina Martins e o bloco surpreendem pela positiva. O paradigma das "Pessoas de carne e osso" é o oposto do "Folhas de Excel"..."Custe o que Custar"..."Ahiii, Aguenta, aguenta". Continuem o BOM TRABALHO! A política ao serviço das PESSOAS!!!
  • Mário R Oliveira
    29 jan, 2018 Maia 09:32
    É lamentável que se continue a tratar este assunto desta forma. O factor de sustentabilidade é uma dupla penalização (declarões do primeiro ministro) e como tal deveria acabar para toda a gente, já reformados e a reformar.
  • R.Leal
    28 jan, 2018 Moita 19:27
    Acho muito bem que alguém se lembre de defender quem descontou durante 42 anos, 37dos quais em turnos com um fim de semana por mês e foi atirado para um programa de rejuvenescimento da empresa e ainda tenha de ter uma penalizacão.
  • Rolando
    28 jan, 2018 Viana do Castelo 15:46
    Pergunto a Sr. Catarina. Então porque é que esta medida não fez parte das negociações do orçamento de estado, se fez vendeu a qualquer preço
  • gilberto
    28 jan, 2018 setubal 14:55
    É com grande respeito que recebo esta determinação. Já em 2017 o nosso querido , aldrabão , com"pinxa" do ps e mentiroso , disse que acabaria como o factor de sustentabilidade , o que não se veio A VERIFICAR COM A TAXADA DO N VANGUARDISTA DO MES , SOGRA E MULHER E COMO É APANAGIO NO PS , PROMETEU E NÃO CUMPRIU. È do menosI irrascivel. posso até dizer DEMONIACO. aquele senhor sindicalista fundador do MES que FALHA Á PALAVRA DADA. ( nunca pensei aquando luta armada na zona centro este senhor fosse um traidoe dos seus ideiais !!!!! Podemos agradecer ao partido do BLOCO DE ESQUERDA, sempre atento na defesa do povo, das mulheres e TRABALHADORES. VIR MAIS UMA VEZ A PÚBLICO EXIGIR O FIM DA factor de sustentabilidade, para evitar a morte daqueles que trabalham ATÉ MORRER,. sem serem contemplados à sua reforma merecida. OBRIGADO BLOCO DE ESQUERDA. OBRIGADO conto convosco. SEMPRE.
  • 28 jan, 2018 14:54
    Têm o meu apoio.
  • L.M
    28 jan, 2018 Porto 14:54
    Só para dizer que o comentário do João Pestana é de quem não sabe o que está a dizer. Diria um perfeito anormal
  • Dias Goncalves
    28 jan, 2018 Viana do VCastelo 14:53
    Isso sim é governar os mais novos precisam de trabalho
  • Santo
    28 jan, 2018 Setubal 14:32
    Força BE, esta é a realidade, o governo estava a esquecer-se do que ficou assinado entre as partes,e no próprio programa do PS.Este assunto é para resolver o mais ràpidamente possível e não andarem a protelar a situação.Existem muitas pessoas altamente lesadas por este esquecimento ,têm 46 e mais anos de serviço e 60 anos de idade e mais ,começaram a trabalhar com 15 anos também merecem já o devido descanso.
  • rui filipe
    28 jan, 2018 Braga.PORTUGAL 14:24
    João Pestana: trabalhe você até morrer, que o trabalho dá saúde como diziam os nazis.

Destaques V+