Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Galriça Neto reafirma posição contra legalização da eutanásia

10 mar, 2018 - 19:15

O discurso foi muito aplaudido no 27.º congresso do partido centrista.

A+ / A-

A deputada do CDS Isabel Galriça Neto fez uma intervenção no Congresso contra a legalização da eutanásia, defendendo que este "não é um debate menor" e que o partido "não deve ter vergonha de o fazer".

"Este não é um debate confessional (...) este é um debate sobre valores e a forma como olhamos os mais vulneráveis: quando está em causa o valor constitucional da proteção da vida humana, estamos conscientes que só é possível estar do lado certo e o lado certo é ser contra a eutanásia", afirmou, numa intervenção muito aplaudida.

Para a também médica Isabel Galriça Neto, a resposta para o sofrimento em fim de vida "é uma intervenção técnica e humanizada, os cuidados paliativos".

"Para nós o problema do sofrimento em fim de vida trata-se cuidando e não eliminando a vida", disse.

A deputada alertou que, com leis semelhantes às que aguardam discussão no parlamento português, "na Holanda praticaram-se mais de 6.500 eutanásias em 2017", incluindo em pessoas com demência ou doença mental.

"Extrapolando estes números para o nosso país, podíamos esperar mais de 1.500 eutanásias em cada ano", disse.

O 27.º Congresso do CDS está a decorrer até domingo em Lamego (Viseu).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+