15 mai, 2018 - 20:41
Os chefes da diplomacia portuguesa e angolana falaram esta terça-feira para iniciar a preparação da visita do primeiro-ministro português, António Costa, a Luanda, que é um "objetivo totalmente prioritário", anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros português no parlamento.
"Tive o gosto de, há uma hora e meia, falar por telefone com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, doutor Manuel Augusto, para prepararmos entre as nossas equipas a próxima visita do primeiro-ministro a Luanda", disse Augusto Santos Silva, durante uma audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.
Depois de o Presidente angolano, João Lourenço, ter "dado o gosto" de receber, esta segunda-feira, o ministro da Defesa português, José Azeredo Lopes, em visita oficial a Luanda, "houve agora este contacto para que, ao nível das embaixadas, possamos concretizar esse objetivo, que é agora totalmente prioritário", acrescentou.
Além da deslocação de antónio Costa a Luanda, que chegou a estar prevista para o ano passado, os dois países deverão também retomar a revisão do programa executivo de cooperação e tratar da agenda bilateral, "que é muito rica".
A notícia é conhecida uma semana depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter decidido enviar o processo de corrupção de Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola, para as autoridades de Luanda, significando que o antigo governante não será julgado em Portugal.