Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Estamos a incomodar interesses imobiliários, por isso decidiram perseguir o BE"

28 jul, 2018 - 12:46

Ricardo Robles, vereador do Bloco de Esquerda, comprou com a irmã um prédio em Alfama por 347 mil euros e, depois de reabilitado, chegou a estar à venda por 5,7 milhões de euros.

A+ / A-

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE) disse este sábado que o vereador bloquista da Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, "nada fez de errado", classificando as notícias de alegada especulação imobiliária de "mentiras".

"Eu ontem (sexta-feira) acordei com uma capa de jornal que dizia que o vereador do Bloco [de Esquerda] tinha ganho milhões de euros numa operação imobiliária e era mentira. Hoje acordei com uma capa de jornal que diz que o vereador do BE tem um apartamento em Saldanha, que, pelos vistos, era uma grande novidade, e é mentira. É a casa onde ele vive, uma casa arrendada", disse Catarina Martins, em Abrantes, no distrito de Santarém, onde se juntou aos 230 jovens no Acampamento da Liberdade 2018, promovido pelo BE, que decorre no parque de campismo de Castelo do Bode, em Martinchel.

Em causa está uma notícia avançada na edição de sexta-feira do "Jornal Económico", que dá conta que, em 2014, o autarca adquiriu um prédio em Alfama por 347 mil euros, que foi reabilitado, avaliado em 5,7 milhões de euros e posto à venda em 2017.

"São dois dias em que há capas de jornal que dizem mentiras sobre o vereador do BE na Câmara de Lisboa e isso acontece na mesma altura em que o Parlamento aprovou legislação importante para proteger os inquilinos e em que aguardamos, por exemplo, a promulgação a breve trecho do direito de preferência sobre a propriedade que permite que o inquilino possa comprar só a sua fração quando o senhorio quer vender todo o empreendimento e, por isso, será um grande obstáculo a negócios que estão a ser preparados, nomeadamente a Fidelidade que quer vender um enorme número de prédios em várias zonas do país", afirmou.

A dirigente bloquista ainda "compreender" que "o que o BE está a fazer está a incomodar interesses imobiliários".

"Percebo, por isso, que tenham decidido perseguir o BE, mas há duas certezas que eu tenho: a primeira, é que aquilo que fizemos ainda é muito pouco e, portanto, ainda vamos ter de fazer mais para proteger o direito à habitação em Portugal. A segunda, como sabem, é que o BE não se deixa intimidar".

O Bloco de Esquerda (BE) já havia defendido, em nota enviada à Lusa, que a conduta do vereador na Câmara de Lisboa Ricardo Robles "em nada diminui a sua legitimidade na defesa das políticas públicas que tem proposto e que continuará a propor".

O BE reiterou que "é falsa a realização de qualquer venda; enquanto coproprietário de um imóvel, Ricardo Robles manteve com todos os seus inquilinos uma relação inteiramente correta, assegurando os direitos de todos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    30 jul, 2018 17:43
    Já deviam saber que a direita radical não quer competição na especulação imobiliária.
  • Helena Matos
    30 jul, 2018 Coimbra 11:31
    Pois é...Catarina. Totalmente de acordo. Nenhuma contradição nem falta de vergonha na cara no facto de ocupar tempo de antena a falar contra a especulação imobiliária e depois praticá-la qdo surge a oportunidade. Onde é q está o crime? Em lado nenhum, tem razao. Não é crime, é uma falta de vergonha na cara, uma hipocrisia e um cinismo de todo o tamanho. É uma falta de respeito pelos outros e por si próprio. Tal como seria se um dia destes apanhássemos o deputado do PAN a assistir a touradas. O espetáculo está aí pra se ver, ainda é legal, se o homem pagasse bilhete e se sentasse no lugar devido, qual seria o crime? Nenhum, mas q seria uma grandecíssima falta de vergonha, lá isso seria.
  • Petervlg
    30 jul, 2018 Trofa 11:15
    Aqui encaixa o velho ditado... "Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço"
  • Helena Matos
    29 jul, 2018 Coimbra 13:52
    Ó Catarina, não te amofines! Isto é a direita ranhosa com inveja da esquerda caviar. Já um esquerdolas não pode pedir 5 milhoes por um prédio que lhe ficou num milhão e pedir 1300 euros pelo aluguer de um outro apartamentozito que não venha logo a direita ricaça criticar. Já um fulano não pode falar contra a especulação imobiliária e praticá-la forte e feio que não tenha logo quem lhe caia em cima. Querem tudo só pra eles! Já um fulano, por ser de esquerda, não pode ser especulador! Que chatice! Assim não vale!
  • CIDADÃO
    28 jul, 2018 Planeta Terra 23:43
    Que falta de VERGONHA!!! Que CARA-DE-PAU!!! "Nada fez e errado" ??????? O que o vereador fez foi uma pouca vergonha porque passa a vida a condená-la da boca para fora, mas para o bolso dele já não há condenações
  • Anónimo
    28 jul, 2018 17:49
    Desde quando é que a direita radical passou a ser contra o empreendedorismo?
  • O Comum
    28 jul, 2018 Lisboa 16:49
    Assumam a ideologia que perfilham e não insultem a inteligência das pessoas. Ponham em prática o que defendem no partido ou então peçam de imediato a demissão dos cargos que ocupam. Que insulto este tipo de resposta!
  • maria
    28 jul, 2018 abrantes 16:14
    virou-se o feitiço contra o feiticeiro, quer dizer a Catarina.
  • Albano
    28 jul, 2018 Beltrano 15:41
    Tu já não incomodas, tu já metes nojo!
  • Filipe
    28 jul, 2018 évora 14:24
    Mas foi só o Marquês que lhe montaram um aparato e o prenderam por meia dúzia de euros comparados com estes milhões e o de Espanha que até tem já garantidos 2 anos de condenação , mas o Marquês serviu para muitos continuarem de verdade a sua atividade criminosa contra o Estado . Eu não quero saber o preço de venda , eu quero saber como hoje qualquer político com meia dúzia de anos de vida já tem acesso a milhares de euros e ao fim de alguns poucos anos os transformam em milhões de euros . Que eu saiba , nunca vi na políticas os filhos e filhas de top 10 dos milionários em Portugal , porque será ?

Destaques V+