Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Demissão de Robles foi "serviço à democracia", diz Rui Rio

30 jul, 2018 - 21:14

Líder do PSD diz que noutros partidos, às vezes, surgem "casos semelhantes ou piores" e "não tomam esta atitude".

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, aplaude a demissão do vereador do Bloco de Esquerda (BE) na autarquia de Lisboa, Ricardo Robles, argumentando que foi uma atitude correta e sensata.

"Tive oportunidade de ler a argumentação dele, acho que ele esteve bem, teve uma atitude correta, sensata, uma boa argumentação", disse esta segunda-feira Rui Rio aos jornalistas, em Cantanhede, à margem de uma visita à feira Expofacic.

"Uma atitude tanto mais difícil de tomar quanto é contra aquilo que era a vontade da própria direção do seu partido, que achava que não havia aqui nada de grave e que ele devia continuar", argumentou o líder do PSD.

Rui Rio considerou também que Ricardo Robles "presta um serviço à democracia", notando que elementos de outros partidos, que não nomeou, "que às vezes têm casos semelhantes ou piores, não tomam esta atitude".

"Portanto, não é por ele ser de um partido diferente que vou deixar de relevar a atitude que ele teve", frisou o presidente do PSD.

Rio admitiu que a demissão de Ricardo Robles vai ao encontro do pedido nesse sentido feito pelo PSD de Lisboa mas notou a argumentação "muito correta e séria" usada pelo autarca do BE, afirmando que a demissão seria "muito mais fácil" quando decidida em "comunhão de ideias" com o Bloco de Esquerda "o que não é aqui o caso".

"A coordenação nacional do Bloco de Esquerda queria que ele continuasse e não via aqui a contradição e a forte incoerência em que estavam a cair", sustentou Rui Rio.

"É portanto mais difícil a atitude do Ricardo Robles e mais será de sublinhar. Para mim, o que interessa é o que as pessoas fazem, não é de que partido são", reafirmou.

O líder social-democrata disse que a atuação do vereador no caso do prédio comprado em Lisboa e posto à venda, depois de obras de requalificação, por um valor mais de 10 vezes superior ao da compra, "não tem nenhuma ilegalidade, mas tem uma contradição política profunda" com as posições defendidas enquanto autarca do Bloco de Esquerda.

"Isso é evidente que tem e é por isso a argumentação dele está bem, criou uma situação absolutamente insustentável, não tinha condições para continuar a mesma linha política que vinha continuando na Câmara de Lisboa em nome do Bloco de Esquerda. Por isso é que eu não entendo como é que a direção nacional do Bloco de Esquerda não percebe isto, que é elementar", disse Rui Rio.

Adiantou esperar que a decisão de Ricardo Robles se demitir da função de vereador na autarquia "sirva de exemplo a pessoas noutros partidos, que com coisas ainda piores, às vezes até do foro judicial, não tomam a mesma atitude".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helena Matos
    04 ago, 2018 Coimbra 14:34
    Pois pra mim o sr Robles só se demitiu pq quer mesmo vender o prédio e ganhar ums milhõezitos. Como andou a encher a boca e a encher-nos a paciência a falar contra a especulação imobiliária, era uma chatice não poder concluir o negócio especulativo em q andava metido, só pq se descobriu a marosca. Agora já está livre dessa coisa chata q é ser apodado de falta de caráter e sempre poderá ganhar um pé de meia jeitoso sem q tenha q dar justificações ao partido. Partido esse cuja líder achava q a criatura não estava a fazer nada de errado, só estava a aproveitar o momento especulativo em Lisboa antes q ele se mande pra outras paragens. Bem acompanhada por outra líder, a dona Mortágua, q tb não via mal nenhum nisto de se ocupar o tempo a denunciar a especulação e depois se ser um dos seus promotores. Pelos vistos respeito por si próprio e pelos outros é assunto q não interessa ao BE. Valeu Luís Fazenda, q mostrou estar à altura e lhes fez ver o ridículo e a sem vergonhice da coisa. Tudo isto desmascara alguma gentinha q enfileira no BE e que enche a boca a falar de ética. Assim de repente vem-me à lembrança uma tal autarca de Salvaterra de Magos q já andou às voltas com a Justiça, mais um ou dois deputados embrulhados nas declarações de residência mais q duvidosas para receber mais umas centenas ao fim do mês. Enfim, convenhamos q para um partido com pouca expressão nos órgáos de poder, já vai tendo algum currículo em matéria de falta de ética.
  • Anónimo
    31 jul, 2018 17:12
    E toda a escumalha corrupta do PSD? O que esperam eles para se demitirem?

Destaques V+