Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Propostas para emigrantes voltarem são bem-vindas, diz Marcelo

28 ago, 2018 - 14:53

Presidente não comenta proposta do Governo, mas aplaude todas as inicitivas de regresso dos emigrantes, "venham de onde vierem".

A+ / A-

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que propostas para criar condições para os emigrantes portugueses regressarem ao seu país são bem-vindas, "venham de onde vierem".

Escusando-se a comentar em concreto o anúncio do secretário-geral do PS e primeiro-ministro António Costa de incentivos para os portugueses que emigraram durante a crise financeira regressarem ao país, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que esta é "uma preocupação nacional, várias vezes declarada por muitos de todos os quadrantes" político-partidários.

"Tudo o que for feito - venha de onde vier - é bem-vindo" para não se esquecer "os que estão lá fora, mas por outro lado criar condições para os que queiram voltar voltem", afirmou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas em Castanheira de Pera, quis ainda deixar uma palavra de agradecimento aos emigrantes que por esta altura começam a partir para os países onde vivem.

"Quero agradecer o que eles estão a fazer, criando Portugais fora de Portugal. Estão a fazer com alegria, com determinação, muito ligados à pátria comum, mesmo quando a sua vida é uma vida difícil", disse.

Entre segunda-feira e quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa está de "férias" pelos concelhos mais afetados pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, que ocorreu em junho de 2017.

Na segunda-feira, deu um mergulho numa praia fluvial de Penela e provou vários queijos em Rabaçal. Já hoje, experimentou as ondas artificiais da Praia das Rocas, na Castanheira de Pera, sempre rodeado de pessoas a pedir 'selfies', beijinhos e abraços.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto
    28 ago, 2018 Vale de Cabras 16:31
    Ó martelo, eras jeitoso para ir dançar o vira do Minho!
  • Filipe
    28 ago, 2018 évora 15:09
    Primeiro , deviam era criar condições em Portugal para evitar e emigração ou saberem porque os Portugueses emigram ao menos . Agora trazer de volta o impossível , como eles lá agora cancelavam os direitos superiores que lá tem e voltavam para ordenados mínimos que já quase não pagam IRS ? Isso era bom se o Estado Português lhes desse o mesmo ordenado que auferem agora e regalias ainda que por metade os impostos que pagam lá fora . Atiram estas cuspidelas para o ar sem avaliarem a situação e no fim o que querem dizer é que em Portugal tratam as pessoas como carne estragada fiscalizada pela ASAE .

Destaques V+