Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rui Rio convencido de que Governo vai ter uma derrota no IVA da cultura

17 nov, 2018 - 15:07

O líder do PSD diz que não há divisão no seu partido sobre este assunto, mas não discorda que haja um debate sobre as touradas.

A+ / A-

O presidente do PSD está convencido de que o Governo "vai ter uma derrota" em relação ao IVA da Cultura, seja pela proposta de manutenção do IVA a 13% para a tauromaquia, como por outras "discriminações" da proposta do executivo.

"O Governo prometeu baixar o IVA da Cultura para 6% [dos atuais 13%], mas depois faz discriminações que não se percebe muito bem. Se for um concerto de música num pavilhão fechado paga 6%, mas se for no parque da cidade (...) já pagará mais do dobro. Não faz sentido. Também por isso estou convencido de que o Governo vai ter uma derrota e vai ser corrigido em sede de especialidade", afirmou hoje Rui Rio, que falava aos jornalistas após uma reunião do Conselho Estratégico Nacional do PSD, em Coimbra.

De acordo com Rui Rio, no caso da manutenção do IVA da tauromaquia nos 13%, houve um "choque forte" entre o primeiro-ministro, António Costa, e a direção da bancada parlamentar do PS, que propôs uma redução do IVA para as touradas para 6%, contrariando a proposta do Governo.

"Neste caso concreto, não houve divisão nenhuma no PSD. Pode haver até uma ou outra pessoa que possa pensar diferente, agora não aconteceu no PSD aquilo que aconteceu no Partido Socialista", vincou Rui Rio, ironizando que, caso uma situação dessas acontecesse no seu partido, não saberia "quantos telejornais não abriria".

Apesar disso, não discorda de que haja um debate sobre as touradas.

"Admito que faça sentido esse debate, no sentido de que há pessoas que entendem que as touradas devem ser relativamente protegidas como elemento cultural e outras que entendem que as touradas" foram um elemento cultural, mas, nos dias de hoje, já não o devem ser, não devem ser acarinhadas. "É um debate que faz algum sentido", referiu Rui Rio.

O PS anunciou, na quinta-feira, a apresentação de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2019, para incluir a tauromaquia no conjunto de espetáculos culturais que terão uma redução do IVA para 6%, tendo os deputados socialistas liberdade de voto.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, no final da reunião semanal da bancada socialista.

No debate do Orçamento do Estado para 2019, na generalidade, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, recusou a descida do IVA incidente sobre a tauromaquia de 13 para 6%, alegando que se trata de uma questão de "civilização".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    18 nov, 2018 Matosinhos 11:30
    Vê lá se convences a ti próprio
  • Filipe
    18 nov, 2018 évora 10:36
    Andam com esta treta do IVA em "desportos" para ricos e famílias abastadas que vivem ao longo do tempo com subsídios de milhares de euros anuais alegadamente dados a fundo perdido por projetos Europeus , e o IVA que afeta os bens primários dos pobres e remediados fica sempre alto . A bem dizer a política em Portugal está degradante e demente . Touradas e Espetáculos com IVA reduzido quando já nem impostos pagam e pão , leite , gás , luz , água ... com taxas sobre taxas e taxas mais taxas . Tratem-se , não é assim que o Rio vai ter ao Mar ... fica encalhado um dia nas urnas . E se reparem . aos que querem reduzir o IVA andam eles , filhos e primos ou primas com viaturas de 40 a 100 mil euros nas mãos .

Destaques V+