Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ferrovia

Governo promete ligação entre Lisboa e Porto em menos de duas horas

22 dez, 2018 - 10:21 • Redação

Governo prevê investir mais de 12 mil milhões de euros em infraestruturas até ao ano de 2030.

A+ / A-

O Governo português prevê uma aposta de cerca de 1.500 milhões de euros para reforçar a linha ferroviária entre Lisboa e Porto, um investimento que permitirá, nas palavras do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, diminuir o tempo de ligação entre as duas maiores cidades do país em menos de duas horas.

A notícia é avançada na edição impressa do semanário Expresso, que revela que o Governo prevê que, até 2030, um investimento de mais de 12 mil milhões de euros no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI30), que será apresentado em janeiro no Parlamento.

A grande parte do investimento é dedicado, segundo o ministro, a "transportes e mobilidade".

Apesar de tudo, Pedro Marques garante que o programa que será apresentado "não contempla o TGV", já que "não existe consenso nacional" para que se faça este investimento.

Dos 12 mil milhões a serem investidos, Pedro Marques salienta que mail de mil milhões são dedicados à expansão dos metros do Porto e de Lisboa.

Fora dos planos está a construção de uma nova travessia sobre o Tejo, garante o ministro da tutela ao "Expresso".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A. Ferreira
    22 dez, 2018 Lisboa 14:01
    SE forem até 2040 serão 24 mil milhões não deixam de ser mil milhões por ano o que não é muito. e isto se lá estiverem até 2030.
  • Sena
    22 dez, 2018 lisboa 12:56
    Tudo que seja mais de 45mn ou 1 hora não é concorrencial com a aviação.Ou se reforma a sério ou nada vale a pena.Qdo existem comboios a atingir 400 km hora vamos montar nova TARTARUGA c dinheiros contribuintes.

Destaques V+