Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Santos Silva. Se o Brexit for adiado, Reino Unido pode renegociar

30 jan, 2019 - 10:20 • Redação

Ministro dos Negócios Estrangeiros recusa críticas de intransigência por parte de Bruxelas e diz que a "bola" está do lado de Londres.

A+ / A-

Leia também:



O ministro dos Negócios Estrangeiros admite a possibilidade de o Reino Unido renegociar os termos da saída da União Europeia, mas só se for adiado o prazo para essa saída.

"Se o Reino Unido quiser adiar a saída para haver uma renegociação em novas bases, do nosso ponto de vista isso é possível”, diz Augusto Santos Silva, em entrevista à Renascença.

O ministro saúda a aprovação, no parlamento britânico, da moção que impede o Brexit sem acordo. Contudo, lamenta que tenha sido aprovada “uma outra moção que diz que são contra o "backstop" para a Irlanda do Norte - a tal solução de outro recurso - e querem negociar disposições alternativas, mas não diz quais são essas disposições alternativas”.

Santos Silva recusa as críticas de intransigência por parte de Bruxelas e garante que a posição da União Europeia é “absolutamente construtiva”.

Para o ministro, a bola está do lado de Londres. “Vamos esperar, com tranquilidade, alguns dias, para que o Reino Unido nos possa dizer qual é a solução melhor que encontrou, melhor do que aquela que o próprio Reino Unido e a União Europeia durante praticamente dois anos laboriosamente construíram”, afirma.

Na mesma entrevista, o ministro adiantou que o Governo português está a tentar perceber os motivos da detenção de um lusodescendente na Venezuela. Augusto Santos Silva garante que é o único caso preocupante e que não tem indicação de portugueses vítimas de atos hostis ou perseguidos pelas forças militares, na Venezuela.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+