Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo quer que listas para as legislativas já sejam mais amigas da paridade

08 mar, 2019 - 10:28

Nova legislação, que ainda espera promulgação, prevê aumento para 40% na exigência de representação mínima de homens e mulheres nas listas de candidatos ao Parlameto.

A+ / A-

O Governo quer que as listas de candidatos às próximas eleições legislativas já sejam feitas à luz do que prevê a nova Lei da Paridade.

A legislação, que ainda não foi promulgada, prevê o aumento de 33% para 40% na exigência de representação mínima de homens e mulheres nas listas de candidatos à Assembleia da República.

Em entrevista à Renascença, a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, revela que o documento está a ser analisada pelo Presidente da República, mas o seu espírito "deve aplicar-se já para as eleições legislativas”.

A nova legislação sobre paridade em titulares de cargos políticos foi aprovada há um mês e estabelece uma representação mínima de 40% de cada género.

PSD, PS, Bloco, PAN e a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, votaram a favor. Votaram contra a maioria dos deputados da bancada do CDS-PP, e as abstenções saíram do PCP, PEV, do deputado social-democrata Miguel Morgado, e dos deputados do CDS Nuno Magalhães, João Rebelo, Teresa Caeiro e Ana Rita Bessa.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 mar, 2019 Lisboa 10:53
    Ah, a caça ao voto, a caça ao voto... Porque é que não se lembraram disto, nos últimos 3 anos em que já foram Poder, e só aparecem agora a poucos meses das Eleições? Vê-se logo qual é a verdadeira intenção ...

Destaques V+