Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa concorda com Marcelo, diz que "não há novidade" nas ligações familiares no Governo

28 mar, 2019 - 14:33 • Agência Lusa

Presidente da República diz que é um "facto histórico" que foi Cavaco Silva a nomear os quatro membros do Governo com relações familiares a outros, em novembro de 2015.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, concordou esta quinta-feira com o Presidente da República quando disse que "nada mudou" desde a formação inicial do Governo, considerando que "não há qualquer novidade" quanto aos casos de relações familiares entre membros do executivo.

"O Presidente tem razão. Primeiro, quando sinalizou que nada mudou desde a formação original do Governo. Pelo que, não só não há qualquer novidade que dê atualidade ao tema, como a experiência destes três anos provou não ter havido qualquer problema com estas duas coincidências", assinalou António Costa, numa declaração à agência Lusa, referindo-se aos casos das relações familiares entre os ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do Mar, Ana Paula Vitorino (casados), e do Trabalho, José Vieira da Silva, e da Presidência, Mariana Vieira da Silva (pai e filha).

António Costa afirmou que Marcelo Rebelo de Sousa "tem também razão quanto à necessidade de abrir o sistema político", aproveitando para recordar que, "dos 62 membros" do Governo, "36 são militantes do PS e 26 são independentes".

E continuou: "Só 13 já tinham sido membros do Governo e 49 nunca o tinham sido; 30 já tinham exercido algum cargo político (Governo, Assembleia da República, Câmaras Municipais...), 32 exercem cargos políticos pela primeira vez".

Na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que se limitou a aceitar a designação feita pelo Presidente Cavaco Silva, “que foi a de nomear quatro membros do Governo com relações familiares, todos com assento no Conselho de Ministros”.

O chefe de Estado disse ter aceitado essa solução “partindo do princípio de que o Presidente Cavaco Silva, ao nomear aqueles governantes, tinha ponderado a qualidade das carreiras e o mérito para o exercício das funções”.

“Depois disso, não nomeei nenhum outro membro com relações familiares para o exercício de funções no executivo e com assento no Conselho de Ministros”, salientou ainda o Presidente da República.

Já depois de Cavaco Silva ter respondido na quarta-feira que "não há comparação possível" entre o governo a que deu posse, em 2015, e o atual, Marcelo Rebelo de Sousa insistiu que é "um facto histórico" que foi o seu antecessor que nomeou os quatro membros do governo com relações familiares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António José Costa
    28 mar, 2019 18:25
    Ai se isto fosse no "tempo" do Passos!... Apenas para ironizar com o último primeiro-ministro a tentar corrigir os erros crassos de vários governantes atuais que levaram o país para uma "quase" bancarrota... Como dizia Jorge Coelho (PS) em 2001: "quem se mete com o PS leva"... e não é verdade!
  • Petervlg
    28 mar, 2019 Trofa 16:36
    Isto é vergonhoso, isto passa-se nas autarquias, que já é mau, mas a nível central com o Presidente e o Primeiro ministro a dizer que não há novidades, é triste, Roubam aos médicos, aos enfermeiros aos professores, aos estivadores a todos, mas se fosse da família do PS estava-se bem na vida... Nas próximas eleições vou andar com o PS, a fim de ter uma bom tacho
  • Palmira Almeida
    28 mar, 2019 14:57
    Grande oportunista !!! Sabe muito bem sacudir a água do capote. Mas, Sr. Presidente, não lhe fica bem.

Destaques V+