Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Hugo Soares acusa Rui Rio de usar grupo parlamentar do PSD como desculpa

09 mai, 2019 - 17:45 • Paula Caeiro Varela

O ex-líder parlamentar contestou a atuação de Rui Rio em todo o processo da chamada lei dos professores.

A+ / A-

A reunião da bancada social-democrata foi palco de críticas e do descontentamento a propósito da chamada lei dos professores. E o protagonista voltou a ser o ex-líder parlamentar, Hugo Soares, com críticas à direção do partido e do grupo parlamentar.

O atual líder parlamentar, Fernando Negrão, e a deputada Margarida Mano confirmaram que houve articulação de todo o processo ligado à contagem do tempo de serviço dos professores com a direção nacional, incluindo com o presidente Rui Rio. À saída da reunião, Fernando Negrão reafirmou essa versão de articulação com a direção do partido. Mas não convenceu o seu antecessor.

Não foi apenas a forma, mas a própria posição do PSD sobre a contagem integral do tempo congelado na carreira docente, a merecer críticas de Hugo Soares.

Segundo relatos feitos à Renascença, o ex-líder parlamentar contestou, na reunião da bancada, a posição atual do partido, lembrando que a anterior direção assumiu que o tempo congelado não iria ser contado, por razões de justiça, de equidade e de sustentabilidade.

Fonte social-democrata acrescenta que a intervenção de Hugo Soares serviu também para criticar o facto de Rui Rio ter usado o grupo parlamentar como desculpa, tal como já fez em ocasiões passadas, em situações em que foi contestado.

Rio terá decidido sozinho e a direção do partido foi incapaz de perceber o que toda a gente percebeu: António Costa ia aproveitar a situação e virar o jogo a favor do PS.

Hugo Soares também afirmou que o grupo parlamentar sentiu-se desprotegido pela direção da bancada, que esteve totalmente ausente.

Fernando Negrão por seu lado confirmou na reunião, segundo relatos feitos à Renascença, que houve total articulação no processo de votação com a direção nacional do partido e com o próprio Rui Rio. E voltou a repetir em declarações aos jornalistas à saída da reunião.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    09 mai, 2019 Lisboa 19:32
    Rui Rio é uma decepção. Não passa dum provinciano a dar sucessivos tiros nos pés. O PSD perdeu para o PS o Centro político e a matriz social-democrata, com a deriva direitolas de Passos Coelho e companhia, mas Rui Rio não só não parece capaz de recuperar essa identidade, como não consegue fazer frente a Costa. Podia-se dizer que nos primeiros tempos tinha a oposição interna do Passismo e do aparelhismo passista que ficou no PSD. Mas depois da tentativa falhada de Montenegro, onde os passistas foram reduzidos ao silêncio, qual a desculpa dele, RR?

Destaques V+