27 mai, 2019 - 16:13 • Redação
Nas eleições europeias, o Partido Social Democrata (PSD) perdeu para o Partido Socialista em quase todos os distritos do país, à exceção de Vila Real, onde ficou à frente do PS por menos de dois pontos percentuais, e na região autónoma da Madeira, onde venceu por quase 12 pontos.
Com cerca de 22% dos votos, percentagem correspondente a menos de 800 mil eleitores, o Partido Social Democrata (PSD) nunca tinha tido tão fraco desempenho eleitoral em Portugal como nas eleições deste domingo para o Parlamento Europeu.
A região da Madeira, governada há mais de 40 anos pela direita social democrata, mostra-se assim mais uma vez fiel ao PSD, quando faltam apenas quatro meses para as eleições regionais no arquipélago.
Já nas eleições europeias de 2014, tinha sido a coligação PSD/CDS a vencer na Madeira, ainda que com menos votos (a coligação venceu com 31% dos votos, mas com menos 9.849 votos do que desta vez).
As eleições na Madeira estão marcadas para 22 de setembro, precisamente duas semanas antes das legislativas em todo o continente e ilhas.
Segundo as sondagens, o PS tem crescido na região e até já ultrapassou o PSD em dois pontos percentuais num estudo da Eurosondagem divulgado em janeiro deste ano. No entanto, nas eleições europeias, os socialistas arrecadaram apenas 25,81% dos votos madeirenses.