Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OE 2020

Centeno no parlamento a 6 de janeiro para apresentar proposta

19 dez, 2019 - 20:17

Partidos podem apresentar propostas de alteração até dia 27 de janeiro. No dia 6 de fevereiro é feito o encerramento e votação final global do Orçamento do Estado.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, vai apresentar o Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020) à Comissão de Orçamento e Finanças a 6 de janeiro, podendo os partidos apresentar propostas de alteração até dia 27 de janeiro.

Segundo o calendário do OE 2020 divulgado esta quinta-feira na página do parlamento, durante o período da apreciação da proposta do Governo na generalidade (que termina com a discussão e votação nos dias 9 e 10 de janeiro) o dia 6 de janeiro é destinado à apresentação do documento pelo ministro das Finanças, de manhã, e do orçamento da Segurança Social pela ministra da tutela, Ana Mendes Godinho, da parte da tarde.

O processo de especialidade decorre entre 13 e 27 de janeiro, sendo este último dia o prazo limite para os partidos entregarem as suas propostas de alteração ao documento.

Durante este período, decorrem no parlamento as reuniões conjuntas entre a Comissão de Orçamento e Finanças e as comissões competentes para audição dos ministros com as várias tutelas para apreciação, na especialidade, dos respetivos orçamentos.

Neste rol de audições, para além de todos os ministros, serão ouvidos a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), o Conselho Económico e Social (CES) e o Conselho das Finanças Públicas (CFP).

Terminado este período e finda a entrega das propostas pelos partidos, há depois um período para elaboração dos guiões para o debate na especialidade, no plenário, e respetivas votações, na comissão, também na especialidade, que vão decorrer entre os dias 3, 4 e 5 de fevereiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+