Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente da República não está infetado com coronavírus

09 mar, 2020 - 17:38 • Redação

Marcelo Rebelo de Sousa "continuará a trabalhar em casa até perfazer as duas semanas" de quarentena.

A+ / A-

O resultado do teste efetuado, ao começo da tarde, ao Presidente da República, deu negativo. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou no domingo que tinha cancelado “toda a sua atividade pública” durante as próximas duas semanas.

Nesta segunda-feira a tarde, apesar de continuar sem sintomas viróticos, o Presidente da República anunciou no site da presiência que "continuará a trabalhar em casa até perfazer as duas semanas referidas na nota ontem divulgada".

No comunicado oficial de ontem, a presidência da República confirmava que Marcelo Rebelo de Sousa “não apresenta qualquer sintoma virótico”, mas que entende que "deve dar exemplo reforçado de prevenção, sem embargo de continuar a trabalhar na sua residência particular”.

A decisão de suspender a agenda do chefe de Estado surgia depois de "um aluno de uma escola de Felgueiras ter sido internado" por infeção de novo coronavóírus e a escola encerrada.

No domingo, o gabinete da presidência avançou que "foi apurado que uma turma dessa escola havia estado em Belém, na última terça-feira, no âmbito da iniciativa 'Artistas no Palácio de Belém', em sessão a que assistiu o Presidente da República, tendo, no final, tirado fotografias com os alunos e professores sem, no entando, os ter cumprimentado um a um".

O comunicado destacava que "nem o aluno ora internado nem a sua turma estiveram em Belém".

No entando, e "atendendo ao que se sabe hoje e não se sabia na terça-feira passada, tendo ouvido as autoridades de saúde, o Presidente da República, apesar de não apresentar qualquer sintoma virótico, decidiu cancelar toda a sua atividade pública, que compreendia várias presenças com número elevado de portugueses, assim como a própria ida a Belém, durante as próximas duas semanas".

Da mesma forma, também as deslocações do Presidente ao estrangeiro estão suspensas durante o mesmo período. Marcelo "será monitorizado em casa", estando entretanto "em curso contactos com todos os que estiveram presentes na sessão de terça-feira".

Entretanto na rede social Twitter, o primeiro-ministro António Costa felicitou "o Senhor Presidente da República neste 4º aniversário da sua tomada de posse, com votos de que o ano que agora se inicia seja assinalado pelo mesmo nível de sucesso". No final, aproveitou para "o congratular pelos resultados negativos nas análises de saúde hoje efetuadas".

Em Portugal, o número de infetados subiu esta tarde para 35, depois de terem sido registados quatro novos casos no norte do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+