13 mar, 2020 - 12:11 • Paula Caeiro Varela
Veja também:
O CDS e o Chega querem que o Parlamento feche portas devido ao surto de coronavírus em Portugal.
O Parlamento prepara-se para tomar medidas que permitam cumprir as indicações das autoridades de saúde no que diz respeito desde logo ao distanciamento social.
Apesar da insistência de alguns partidos, sobretudo à direita, a Renascença sabe que o Presidente da Assembleia da República tem resistido, e - de acordo com fontes parlamentares - o PCP tem estado ao lado de Ferro Rodrigues.
Foi, entretanto, convocada uma conferência de líderes extraordinária, para esta tarde, a seguir aos trabalhos do dia. Fontes parlamentares indicam que pelo menos CDS e Chega defendem encerramento total, o PSD não propõe, mas acompanha. Bloco de Esquerda e PS vão propor uma redução ao mínimo dos serviços, numa espécie de comissão permanente, como acontece durante as férias parlamentares.
País em estado de alerta
Na saúde, vão ser contratados médicos aposentados.(...)
Esta sexta-feira de manhã, num debate sobre ruído e movimentos aeroportuários, o deputado João Almeida não deixou de registar o facto de o Parlamento estar a incumprir tudo o que são as recomendações dadas pelas autoridades sanitárias.
"Um mau exemplo que o Parlamento de Portugal está a dar", sublinhou o deputado, apontando como o exemplo o debate desta manhã em que os membros do governo estavam sentados com uma cadeira de intervalo para respeitar essa distância de contacto, ao passo que deputados, jornalistas e funcionários do Parlamento continuam sentados lado a lado.