04 out, 2020 - 22:49 • Eunice Lourenço
António Lobo Xavier, comentador político e conselheiro de Estado, está infetado com Covid-19. A informação foi avançada pela SIC-Notícias e já foi confirmada pela Renascença. A infeção de Lobo Xavier assume especial importância porque o ex-deputado do CDS esteve na reunião do Conselho de Estado de terça-feira que decorreu de forma presencial.
A Presidência da República, contactada pela Renascença, confirma que foi informada pelo próprio Lobo Xavier ao início da noite deste domingo. Entretanto, todos os conselheiros de Estado já foram informados e estão a ser testados: alguns já na noite deste domingo; outros esta segunda-feira de manhã. O Presidente da República já tinha feito um teste esta semana, dias depois da reunião do Conselho de Estado, que tinha dado negativo.
Nessa reunião, em que participou a presidente da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, estiveram presentes todos os conselheiros de Estado exceto Eduardo Lourenço, que não participou de todo, e Carlos César, Vasco Cordeiro e António Damásio, que participaram por videoconferência.
O encontro decorreu na Cidadela de Cascais de forma a que fossem cumpridas as normas de distanciamento, numa sala grande e arejada e com todos os participantes a usarem máscara. Lobo Xavier, um dos membros do Conselho escolhido pelo Presidente da República, ficou sentado entre Francisco Louçã e Leonor Beleza, numa parte da mesa mais próxima da presidente da Comissão do que do Presidente da República.
A Renascença contactou a Câmara de Lisboa que, com a Presidência, é responsável pela organização das cerimónias do 5 de outubro previstas para esta segunda-feira de manhã. A resposta da Câmara é que, por enquanto, tudo se mantém como previsto.
E o previsto é uma cerimónia marcada para as 10h30 da manhã e que deve decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa com a presença de poucas individualidades. Além do Presidente da República e do presidente da Câmara de Lisboa, que fazem os dois discursos da cerimónia, estão previstas a presença do presidente da Assembleia da República, do primeiro-ministro, dos presidentes dos tribunais superiores
Ora, a maioria desses representantes também participou na reunião do Conselho de Estado, pelo que só vão estar presentes aqueles que já tenham sido testados e tenham tido resultado negativo.