Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Chega vai processar judicialmente António Costa

12 nov, 2020 - 16:05 • Paula Caeiro Varela com Redação e Lusa

“A Direção Nacional do Chega, após reunir em plenário, decidiu avançar judicialmente contra o primeiro-ministro português, dr. António Costa, por ter apelidado o partido de ‘extrema-direita, xenófoba e racista’ e ‘o pior que existe na Europa’", refere um comunicado do partido de André Ventura.

A+ / A-

O Chega vai interpor um processo judicial contra o primeiro-ministro, António Costa, devido a declarações deste, que acusou aquele partido de ser de “extrema-direita xenófoba e racista”.

“A Direção Nacional do Chega, após reunir em plenário, decidiu avançar judicialmente contra o primeiro-ministro português, dr. António Costa, por ter apelidado o partido de ‘extrema-direita, xenófoba e racista’ e ‘o pior que existe na Europa’", refere um comunicado do partido de André Ventura.

"O Chega é um partido legítimo, legalizado pelo Tribunal Constitucional português e, portanto, nunca poderia ter as características criminosas que são elencadas” pelo chefe do Governo”, sublinha a nota.

“António Costa terá de responder pelas afirmações que fez, previsivelmente junto do Supremo Tribunal de Justiça” lê-se, ainda.

O partido anunciou ainda que vai entregar “um voto de condenação formal na Assembleia da República ao primeiro-ministro “pelas lamentáveis declarações feitas e que colocam em causa não apenas o Chega como também o PSD e o CDS, devido ao atual contexto de governação nos Açores”, desejando que sociais-democratas e democratas-cristãos votem favoravelmente.

“Por fim, o Chega lamenta que um primeiro-ministro revele total desnorte e desonestidade num momento em que começa a ver o poder fugir-lhe das mãos e não hesite em denegrir se forma brutal e mentirosa os seus adversários políticos”, lê-se ainda no comunicado do antigo comentador futebolístico ligado ao Benfica.

Segunda-feira em entrevista à TVI, António Costa defendeu ser um fator "da maior gravidade" os sociais-democratas em Portugal terem dado "um passo que a direita democrática na Europa tem resistido a dar, que é fazer um acordo com um partido da direita xenófoba".

O líder do PSD-Açores, José Manuel Bolieiro, foi indigitado no sábado presidente do Governo Regional pelo representante da República para os Açores, Pedro Catarino.

O PS venceu as eleições legislativas regionais, no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta, que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representavam 26 deputados, anunciaram esta semana um acordo de governação, tendo alcançado acordos de incidência parlamentar com o Chega e o Iniciativa Liberal (IL).

Com o apoio dos dois deputados do Chega e do deputado único do IL, a coligação de direita soma 29 deputados na Assembleia Legislativa dos Açores, um número suficiente para atingir a maioria absoluta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    20 nov, 2020 Ílhavo 08:45
    Se o GAJO não levar adiante a promessa de processar o Primeitro-Ministro, vai ser uma tristeza, porque lá terei eu de parar de RIR (embora quase já não aguente mais), a menos que ela resolva processar-me a mim por me RIR em excesso - então é que seria um FARTOTE ! Quanto aos IDIOTAS da nossa praça política que acham que o GAJO não é assim tão mau como o pintam, ai aí é que poderei perder a vontade de rir, porque não quero ver no País nada remotamente semelhante ao que vemos agora nos EUA - na Casa Branca, no autodenominado Partido Republicano, e nos milhões de bandidos (armados) ou nos atrasados mentais que "defendem" o louco-mor da praça.
  • tina dias
    18 nov, 2020 porto 22:14
    Ai não são racistas? Sei, só não gostam é de ciganos, pretos, monhés, ucras, imigrantes e afins. E contra os judeus terão algo? Era o bingo do xenófobo!!!
  • José J C Cruz Pinto
    15 nov, 2020 ILHAVO 11:03
    E ainda não pa...rei...!...
  • José J C Cruz Pinto
    12 nov, 2020 ILHAVO 21:12
    E o Primeiro-Ministro só poderá rir à gargalhada, tal qual como eu. Já comecei, aliás.
  • João Lopes
    12 nov, 2020 Viseu 18:54
    Muito bem, leve-se António Costa ao tribunal! É lamentável que «um primeiro-ministro revele total desnorte e desonestidade num momento em que começa a ver o poder fugir-lhe das mãos e não hesite em denegrir de forma brutal e mentirosa os seus adversários políticos”. Os socialistas, os comunistas e a extrema-esquerda comunista julgavam que já tinham Portugal amordaçado…

Destaques V+