Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

TAP

Conselho de ministros reunido para discutir TAP

08 dez, 2020 - 22:41 • Eunice Lourenço , Susana Madureira Martins

Reunião extraordinária estava prevista e antecede entrega do plano de reestruturação à Comissão Europeia

A+ / A-

O Conselho de Ministros está reunido esta terça-feira para discutir o plano de reestruturação para a TAP. O plano tem de ser entregue à Comissão Europeia até quinta-feira, dia 10.

Segundo a Renascença confirmou junto de fontes governamentais, a reunião desta terça-feira já estava prevista na agenda interna do Governo. Eventuais alterações ainda podem ser afinadas na reunião habitual do Conselho de Ministros de quinta-feira.

A aprovação em Conselho de Ministros antecede em entrega em Bruxelas. Recorde-se que a entrega de um plano de reestruturação da companhia aérea foi umas condições imposta pela Comissão para autorizar um empréstimo de Estado até 1200 milhões de euros.

De acordo com o jornal Eco, a TAP vai, contudo, precisar de três mil milhões de euros até 2024. Além dos 1200 milhões já previsto, serão necessários mais 1800 milhões de euros, que podem ser resultado de injeções de fundos públicos ou alcançados através de garantias do Estado a novos empréstimos. Tudo isto para que a TAP consiga atingir o equilíbrio operacional em 2023 e em 2025 já tenha fundos próprios para amortizar divida.

O plano de reestruturação prevê a dispensa de milhares de trabalhadores. A TVI avançou recentemente que podem ser dois mil os dispensados, a juntar aos 1600 que já saíram ou ainda vão sair até ao fim deste ano

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+