27 jan, 2021 - 22:13 • Redação com Lusa
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou, esta quarta-feira, que espera que o segundo mandato do Presidente da República seja igual ao primeiro e defendeu que Marcelo Rebelo de Sousa recebeu um "voto de confiança na continuidade".
"Espero que o segundo mandato seja igual ao primeiro. Aquilo que estas eleições traduziram foi claramente um apreço generalizado e transversal à sociedade portuguesa pela forma como Marcelo Rebelo de Sousa exerceu o seu primeiro mandato", afirmou António Costa.
O primeiro-ministro falava no programa "Circulatura do Quadrado", da TVI, moderado pelo jornalista Carlos Andrade, com a participação habitual da líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, do antigo dirigente do PSD Pacheco Pereira e do membro do Conselho de Estado António Lobo Xavier.
António Costa considerou que "foi esse voto de confiança na continuidade que se traduziu no resultado eleitoral de domingo passado".
Presidenciais 2021
O Presidente da República conseguiu a reeleição co(...)
De acordo com o primeiro-ministro, tal como antes aconteceu com Cavaco Silva, Marcelo Rebelo de Sousa tem mantido, até agora, uma "adequada relação institucional com o Governo".
"O Presidente da República nunca deixou de ser exigente com o Governo, seja nos bons momentos, como na saída de Portugal do procedimento por défice excessivo, quer nos momentos difíceis, como nos incêndios de 2017 ou na atual pandemia de Covid-19", disse.
Em relação aos resultados eleitorais das presidenciais, falando como secretário-geral do PS, António Costa referiu-se aos que votaram em Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes ou João Ferreira: "Dos socialistas que conheço, todos tiveram razões para festejar."