23 mar, 2021 - 07:10 • Redação com Lusa
O nome do ex-selecionador nacional de futebol António Oliveira e o do líder da CONFAP, Jorge Ascenção, foram aprovados como candidatos do PSD às eleições autárquicas para Vila Nova de Gaia e Gondomar.
A reunião da Comissão Política Distrital Alargada do PSD decorreu na noite de segunda-feira em Seroa, no concelho de Paços de Ferreira, tendo sido aprovados "com grande consenso" os nomes de seis candidatos a concelhos do distrito do Porto, disse fonte próxima da Comissão Política Distrital dos sociais-democratas.
O antigo futebolista internacional e ex-selecionador nacional de futebol António Oliveira será o candidato do PSD a Vila Nova de Gaia. Além de ter sido treinador da seleção portuguesa, que liderou nas fases finais do Euro 96 e Mundial 2002, destacou-se também no FC Porto, clube pelo qual foi bicampeão nacional. Como futebolista, António Oliveira passou, entre outros, por FC Porto e do Sporting.
Jorge Ascenção, líder da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) concorrerá a Gondomar.
Já quanto ao Porto, Vladimiro Feliz é o nome escolhido por Rui Rio e que teve o aval da Concelhia. O antigo vice-presidente de Rio na autarquia poderá ser anunciado a qualquer momento pelo líder do PSD.
De acordo com a mesma fonte, por voto secreto, os 27 dirigentes sociais-democratas presentes na reunião, aprovaram, ainda, os nomes de dois ex-deputados e dois atuais autarcas de Juntas de Freguesia.
A Valongo concorrerá o ex-deputado Miguel Santos, que foi mandatário de Santana Lopes na corrida à liderança do PSD, enquanto a Lousada avançará o também ex-deputado Simão Ribeiro que foi líder da JSD nacional.
Esta noite foram também aprovados os nomes de Alexandre Costa, presidente da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, para candidato à Câmara deste município, o de Vítor Vasconcelos, presidente da Junta de Freguesia de Airães, para Felgueiras.
A Comissão Política Distrital Alargada do PSD reúne a Comissão Política Distrital e os presidentes das 18 Concelhias do distrito.
As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro.