26 set, 2021 - 08:00 • Hélio Carvalho
Depois de duas semanas de campanha e um dia de reflexão, este domingo chegou o dia de votar nas eleições autárquicas de 2021.
Alguns já o fizeram antecipadamente – como os utentes de lares e hospitais, os que tiveram de cumprir isolamento profilático, os presos, os estudantes deslocados ou outros que faltam ao dia das eleições por motivos profissionais.
Mas para a grande maioria da população portuguesa no continente e nas regiões autónomas, este é o dia de se deslocar ao local de voto na freguesia onde está recenseado e cumprir o direito e dever de voto.
Estão recenseados 9.323.688 cidadãos – dos quais 29.814 estrangeiros –, que irão eleger representantes entre 12.370 listas (entre elas 1.035 candidaturas independentes).
Como as eleições autárquicas envolvem três boletins, diferentes de concelho para concelho e de freguesia para freguesia, o voto à distância é muito mais complexo e restrito do que nas presidenciais ou legislativas. Se não recorreu ao voto antecipado até este domingo, já não poderá votar à distância; terá mesmo de ir onde está recenseado.
Autárquicas 2021
Numa mensagem televisiva, o Presidente da Repúblic(...)
Enquanto muitos eleitores estão recenseados na freguesia ou no concelho onde habitam, alguns estão deslocados do seu município de origem e ainda não estão recenseados na nova localidade.
Por vezes, de umas eleições para as outras a assembleia de voto pode mudar dentro da respetiva freguesia de recenseamento para alguns eleitores.
Para não ser apanhado desprevenido, há uma série de meios para garantir que se desloca ao local correto.
Pode enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 3838, escrevendo "RE(espaço)Número de identificação civil(espaço)Data de nascimento, no formato AAAAMMDD.
Por exemplo: RE 12345678 19740425
O número é disponibilizado pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e os seus dados pessoais estão seguros.
Também pode ligar para a Linha de Apoio ao Eleitor, através do 808 206 206.
Pode ainda ir ao site https://www.recenseamento.mai.gov.pt/ e introduzir o seu número de identificação e data, para saber imediatamente onde votar.
Finalmente, pode aceder ao "chat" Sigma do portal ePortugal, perguntando ao assistente virtual "Onde posso votar", selecionando a opção "Saber onde votar" e seguindo o resto das instruções.
As urnas abrem às 8h00 locais (em Portugal continental e nos Açores) e encerram às 20h00 locais. São exatamente 12 horas para poder deslocar-se ao seu local de voto e poder escolher os representantes para a câmara municipal, assembleia municipal e junta de freguesia.
Os primeiros resultados com sondagens à boca das urnas serão anunciados pelos órgãos de comunicação social a partir das 21h00 (hora de Lisboa, menos uma hora nos Açores).
Nas eleições autárquicas os eleitores votam para três órgãos locais diferentes: Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia.
Para cada um destes órgãos, há três boletins diferentes: o boletim para a Câmara é verde, para a Assembleia Municipal é amarelo e para a Assembleia de Freguesia é branco.
Os portugueses vão eleger representantes em 308 concelhos e 3.091 freguesias.
Muitas decisões e muitos resultados, que serão conhecidos apenas depois do fecho das urnas na Região Autónoma dos Açores, às 20h00 locais (21h00 em Portugal Continental).