25 out, 2021 - 16:44 • Ricardo Vieira
O Partido Ecologista Os Verdes anunciou esta segunda-feira que vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
Os Verdes associam-se ao Partido Comunista e ao Bloco de Esquerda na rejeição do documento do Governo, que assim não passará na Assembleia da República.
O deputado José Luís Ferreira acusa o Governo de não estar interessado em criar condições para a aprovação do Orçamento.
“O Partido Ecologista os Verdes verifica que o Governo não está a querer criar condições para negociar propostas e soluções urgentes para integrarem o Orçamento do Estado e acabou por não nos dar alternativa ao voto contra", declarou José Luís Ferreira, em conferência de imprensa no Parlamento.
O partido considera que a proposta de OE2022 "fica muito longe de responder aos principais problemas com que os portugueses e o país se confrontam, e também para garantir um desenvolvimento sustentável”.
Esta segunda-feira, Jerónimo de Sousa também anunciou que o Partido Comunista vai chumbar o OE2022, na votação na generalidade, marcada para quarta-feira.
Em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, lamentou a posição do Partido Comunista.
"O Governo entende que foi feito um enorme esforço, nunca tínhamos ido tão longe no diálogo com o PCP como fomos este ano", declarou Duarte Cordeiro.
O primeiro-ministro, António Costa, convocou para esta segunda-feira à noite um Conselho de Ministros de emergência por causa da crise política e orçamental.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reafirma que sem Orçamento vai dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas antecipadas.