Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Legislativas. IL volta a apostar no ex-presidente Carlos Guimarães Pinto pelo Porto

17 dez, 2021 - 04:15 • Lusa

O partido quer alcançar "4,5% dos votos a nível nacional", nas próximas legislativas.

A+ / A-

A Iniciativa Liberal (IL) terá como cabeça de lista pelo Porto às eleições legislativas o seu antigo líder Carlos Guimarães Pinto, mantendo a aposta de 2019, tal como em Lisboa, onde repete o presidente e deputado, João Cotrim Figueiredo.

De acordo com informação avançada à agência Lusa, estes nomes fazem parte da proposta que a Comissão Executiva, depois de auscultação aos núcleos, vai apresentar ao Conselho Nacional da IL, que se reúne nesta quinta-feira à noite, para aprovar as listas às legislativas de 30 de janeiro do próximo ano.

A manutenção de João Cotrim Figueiredo como cabeça de lista por Lisboa era já conhecida da moção de estratégia global aprovada na convenção da semana passada, mas a grande novidade é a repetição de Carlos Guimarães Pinto (38 anos, economista) como "número um" da lista do círculo eleitoral do Porto.

Carlos Guimarães Pinto era presidente da IL quando o partido, em 2019, nas suas legislativas de estreia, conseguiu logo eleger o seu primeiro deputado - João Cotrim Figueiredo, então independente, por Lisboa, mas falhou a sua eleição pelo Porto.

Partido aposta nos principais centros urbanos

Entre os candidatos que esta quinta-feira deverão ser aprovados pelo Conselho Nacional estão, por Lisboa, João Cotrim Figueiredo, 60 anos, economista, seguido por Carla Castro, 43 anos, economista e doutorada em gestão que coordena o Gabinete de Estudos da IL e ainda Rodrigo Saraiva, 45 anos, consultor de comunicação que atualmente é chefe de gabinete no parlamento.

Pelo Porto, além de Carlos Guimarães Pinto, segue-se Patrícia Gilvaz, com 24 anos e licenciada em Direito, tendo sido presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

De acordo com a moção de estratégia global apresentada e aprovada por Cotrim Figueiredo na convenção do último fim de semana, o objetivo da IL nas legislativas é conseguir "4,5% dos votos a nível nacional" -- o que significa mais do que triplicar o resultado - e a "eleição de cinco deputados, nos distritos de Lisboa e Porto e com possibilidades também em Braga, Setúbal e Aveiro".

Assim, por Braga, os liberais apostam em Rui Rocha, 51 anos, gestor de Recursos Humanos, enquanto em Setúbal a escolha da direção é Joana Cordeiro, 37 anos, gestora de Marketing e em Aveiro Cristiano Santos, 36 anos, enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria.

O ex-presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos Nuno Garoupa será a escolha da IL pelo círculo Fora da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+