Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19

Mais contágios, menos hospitalizações. "Estamos a passar à endemia", diz Marcelo

31 dez, 2021 - 17:08 • Redação

Presidente da República lembra que a situação é diferente de há um ano. "Habituámo-nos aos poucos a viver com este fenómeno".

A+ / A-

O Presidente da República acredita que o país está a passar da pandemia á endemia.

Em declarações esta sexta-feira à tarde, na Costa da Caparica, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, apesar do número elevado de infeções diárias, o número de internamentos e de mortes é inferior ao do ano passado.

"O número de internados é um terço de há um ano e o número de cuidados intensivos é um quarto de há um ano e o número de mortes é um quarto de há um ano”, afirmou o Chefe do Estado.

Marcelo lembra que “devemos ter, naturalmente, as precauções e o bom senso, mas que nos habituámos aos poucos a viver com este fenómeno. Estamos a passar à endemia. A pandemia está, ainda, aí, mas já passamos à endemia".

Questionado, também, sobre um eventual adiamento do regresso às aulas para lá de 10 de janeiro, Marcelo diz que essa decisão é da responsabilidade do Governo.

“Ouvidos os especialistas, há que deixar essa decisão em função daquilo que se verificar daqui por uma semana a semana e meia. Não há nada como ir acompanhando a evolução da situação para tomar decisões”, conclui.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    31 dez, 2021 Lisboa 18:15
    O PR está a passar uma mensagem inconveniente. Aligeirar este assunto, como faz, tornará alguns menos cautelosos com o cumprimento das regras. Depois, o PR não é técnico na matéria para anunciar a fase endémica. Enfim, mais um "tudólogo".

Destaques V+