Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Prisão perpétua, "mulheres de burca" e "desinformação". Costa e Rio em guerra no Twitter

04 jan, 2022 - 17:14 • Susana Madureira Martins

​PSD acusa António Costa de deturpar declarações de Rui Rio sobre prisão perpétua e avisa que "não vale tudo".

A+ / A-

Veja também:


É mais um episódio no autêntico “pingue-pongue” de acusações entre as lideranças do PS e do PSD por causa da discussão em torno de um hipotético regresso da pena de prisão perpétua, tema atirado na segunda-feira pelo líder do Chega, André Ventura, para o debate televisivo na SIC com Rui Rio.

Desta feita é José Silvano, o secretário-geral do PSD, a vir a terreiro defender o líder do partido, acusando António Costa de, na mensagem vídeo que divulgou esta terça-feira sobre o assunto, ter agido "numa clara tentativa de enganar os portugueses" ao colocar na "boca" de Rio o que este "nunca disse".

Rui Rio já tinha respondido na rede social Twitter à mensagem de Costa, em que o secretário-geral do PS o acusava de "conveniência ou necessidade eleitoral" por no debate ter dado uma resposta ambígua a Ventura sobre esta matéria, dizendo com ironia que "a continuar a deturpar desta forma o que digo, mais uma semana e o Dr. António Costa pode estar a acusar-me de defender que as mulheres devem andar de burca".

Agora, o secretário-geral do PSD vem acusar Costa de "deturpar" as declarações de Rio, referindo mesmo que em ambiente de pré-campanha eleitoral "esta técnica de deturpação não contribui em nada para dignificar o debate político, não esclarece os portugueses", tirando a conclusão que "pode levar a uma campanha de desinformação, que certamente irá penalizar os partidos políticos e o país nas eleições de 30 de janeiro".

Silvano, em comunicado enviado às redações, deixa "um sério aviso à continuação deste tipo de prática política", frisando que "em política não pode valer tudo" e que considera que é "dever" do PSD "sensibilizar e apelar aos vários partidos e, em particular, ao Partido Socialista (e à empresa de marketing que o inspira), para que se mantenha a serenidade e se faça uma campanha séria".

No comunicado, Silvano pede ainda uma campanha "esclarecedora e em torno das ideias que cada um defende para o país, sobretudo numa altura delicada de crise económica, social e sanitária".

O debate televisivo entre António Costa e Rui Rio está marcado para 13 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    04 jan, 2022 PORTUGAL 20:18
    A MANHA é uma das artes utilizada pelos que SABEM não conseguir os objectivos com a verdade. O chamado boato de CASERNA é utilizado para desviar o essencial, tornando-o na melhor maneira de enganar. É a ARTE utilizada ao longo dos ANOS por quem se diz de esquerda. Não sendo admirador de Rui Rio, sou, isso sim, pela maneira SÉRIA de fazer política. Quando vejo estas atitudes ou FALSIDADES reinarem antes das eleições, não me admiro de a ABSTENÇÃO aumentar de acto para acto. Os Eleitores não são comodistas, são isso sim inteligentes e como tal deixam que a guerra se desenvolva nos galinheiros. Primeiro UM, depois OUTRO, vieram hoje dizer FALSIDADES no que diz respeito à PRISÃO PERPÉTUA. Rui Rio não disse o que esses DOIS Senhores dizem ter dito. Para um Homem que diz " PALAVRA DADA, PALAVRA HONRADA ", devia ter outra POSTURA. Mas, ao Partido Social Democrata é colocado um GRANDE AVISO e fico desiludido por não terem uma VOZ, com raciocínio RÁPIDO, para responder como deveriam. Aprendi com HOMENS que fizeram do PPD o Partido GANHADOR que para se ganhar não podemos calçar pantufas. Se em cima digo que Eles usam a MANHA ( manhosos), o PSD tem que adoptar a MATREIRICE, pois só assim os vencerá. Ontem, Rui Rio se fosse um desses Homens, deixava AV a responder às suas PRÓPRIAS perguntas. Há um dito velho que diz, um Homem é um HOMEM e não aquilo que outro quer. Ganhar DEBATES tem muito que se lhe diga, não é para qualquer UM. Ontem EU não perdia, garanto. Tirem os OVOS dos su(o)vacos
  • Maria Oliveira
    04 jan, 2022 Lisboa 17:54
    Uma enorme falta de seriedade. Quem exerce o cargo de primeiro-ministro devia ter outro decoro. Faz afirmações que não correspondem à verdade, nomeadamente no que se refere à prisão perpétua. Rui Rio não defendeu a prisão perpétua como sabe quem viu o debate de ontem com A.Ventura

Destaques V+