11 jan, 2022 - 19:31 • Lusa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou por telefone com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, após saber que será submetido a uma intervenção cirúrgica urgente, e deseja-lhe rápida recuperação.
"Ao tomar conhecimento da intervenção cirúrgica urgente a que Jerónimo de Sousa terá de se submeter, o Presidente da República falou telefonicamente com o secretário-geral do Partido Comunista Português, desejando que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação, regressando logo que possível à sua importante atividade política e partidária", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
Esta nota foi publicada perto das 11h00, menos de meia hora depois de o PCP ter divulgado que Jerónimo de Sousa vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente na quarta-feira e irá falhar a campanha das eleições legislativas enquanto estiver a recuperar, sendo substituído por João Ferreira e João Oliveira.
Líder do PCP deverá ser operado na quinta-feira. J(...)
Durante a tarde, à saída do Museu de Marinha, em Lisboa, questionado pela comunicação social sobre o impacto da ausência de um líder partidário na campanha para as legislativas de 30 de janeiro, o chefe de Estado respondeu: "Eu sobre isso só queria dizer que falei com ele hoje telefonicamente, desejei-lhe as melhores felicidades".
"Sei bem o que são intervenções feitas em termos de minorar situações cardiovasculares. Mas obviamente que no caso do secretário-geral do PCP, naturalmente, com uma acuidade e uma complexidade porventura um bocadinho maiores. Desejo-lhe todas as felicidades e que recupere rapidamente na sua saúde, é aquilo que todos lhe desejamos, todos os portugueses", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, escusando-se a fazer mais comentários sobre este assunto.
De acordo com um comunicado divulgado pelo partido, o secretário-geral do PCP vai ser submetido a "uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições".
A Renascença falou com o diretor do Serviço de Cir(...)
O PCP indica que o seu líder será internado na quarta-feira e prevê que "retome no final da próxima semana a sua intervenção política, nomeadamente na campanha eleitoral em curso para a Assembleia da República".
"Durante os dias de internamento e recuperação, mantém-se a agenda com as ações de campanha programadas para o secretário-geral, nas quais a partir de amanhã e durante este período será substituído pelos camaradas João Ferreira e João Oliveira, membros da Comissão Política e candidatos à Assembleia da República", acrescenta-se no comunicado.
João Oliveira é o líder parlamentar do PCP. João Ferreira deixou o cargo de eurodeputado em julho de 2021 para se dedicar à candidatura autárquica em Lisboa. Foi candidato a Presidente da República no ano passado e é atualmente vereador na Câmara Municipal de Lisboa.
Tanto João Ferreira como João Oliveira integram a Comissão Política do Comité Central do PCP.
A intervenção cirúrgica de Jerónimo de Sousa, anun(...)