21 jan, 2022 - 07:59 • Olímpia Mairos
O PSD de Rui Rio mantém a tendência de subida e regista agora 32,9%, o seu valor mais alto, quando três dias antes estava no seu ponto mais baixo (28,8%).
Já o PS de António Costa continua em queda e está agora nos 36,5%, quando há três dias atingia o seu ponto mais alto com 40,1% das intenções de voto.
De acordo com a sondagem diária da TVI/CNN, tendo em conta os intervalos de confiança mínimos e máximos, PS e PSD estão pela primeira vez em empate técnico.
O valor mínimo da amostra de votantes em António Costa é de 32,6% e o máximo da amostra de Rui Rio é de 36,7%. Números que não colocam de fora a hipótese de Rio ultrapassar Costa na votação de 30 de janeiro.
Na quinta-feira, um outro inquérito de opinião realizado pela Universidade Católica, realizado entre 12 e 18 de Janeiro, dava conta que o partido liderado por António Costa soma 37% das intenções de voto, numa queda de 2% face à semana passada.
Já o PSD recupera e está agora com 33%, num aumento de três pontos percentuais face à sondagem anterior, antes de concluídos os debates televisivos.
Segundo o inquérito, realizado entre domingo e quarta-feira, para a TVI/CNN, já depois de os partidos começarem a campanha eleitoral, a Iniciativa Liberal mantém a tendência de subida e ultrapassa o Chega que continua a perder votos mantendo-se, no entanto, à frente de Bloco de Esquerda e CDU.
PAN e Livre têm registam poucas variações nos últimos dias. Reúnem agora 1,9% e 1,5% das intenções de voto, respetivamente. O CDS está com 1% dos votos.
Neste momento, o agregador de sondagens da Renascença estima que, se as eleições fossem hoje, o PS venceria, sem maioria absoluta, com 38% dos votos.
De acordo com este modelo, disponível numa página interativa da Renascença, com atualização diária, o Partido Socialista segue na frente, com sete pontos percentuais de avanço sobre o PSD, que soma 30,7% das intenções de voto estimadas.
O Bloco de Esquerda fica na terceira posição, com 5,7%, Seguem-se CDU (5,2%), CDS-PP (1,5%), PAN (2%) e Chega (6,8%).
Apesar da "Tracking Poll" da TVI/CNN apresentar resultados diários, o agregador de sondagens da Renascença só considera as estimativas deste modelo de quatro em quatro dias, isto é, quando a amostra é inteiramente renovada (152 entrevistas diárias num total de 608 entrevistados).