Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Paula Santos será a nova líder parlamentar do PCP

10 fev, 2022 - 14:36 • Cristina Nascimento

É a primeira vez que uma mulher vai liderar a bancada comunista. Deputada eleita pelo círculo de Setúbal vai substituir João Oliveira que falhou a sua eleição pelo distrito de Évora.

A+ / A-

Paula Santos será a nova líder da bancada parlamentar do PCP.

"O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português contará, na XV Legislatura, com uma Direcção composta pela deputada Paula Santos, que assumirá a responsabilidade de líder parlamentar, e pelos deputados Bruno Dias e Alma Rivera como Vice-Presidentes do Grupo", lê-se na nota enviada pelo partido.

É a primeira vez que uma mulher vai liderar a bancada comunista. Paula Santos, eleita pelo círculo de Setúbal, vai substituir João Oliveira que falhou a sua eleição pelo distrito de Évora. Oliveira era o presidente da bancada parlamentar desde 2013.

A deputada disse que as prioridades para a próxima legislatura serão "os salários" e a "valorização das reformas". Paula Santos acrescentou o reforço do SNS, o direito à habitação, e a criação de uma rede de creches gratuita como os restantes temas fortes dos comunistas nos próximos quatro anos.

Em entrevista à Renascença e jornal Público, o comunista António Filipe, que também não conseguiu garantir a sua reeleição para o Parlamento, admitia a hipótese de ser esta a escolha para a liderança da bancada do PCP.

Paula Santos, 41 anos e licenciada em Química Tecnológica, é deputada da Assembleia da República desde 2011.

A deputada já tinha assumido estas funções ainda que interinamente em 2018 e em 2020 quando João Oliveira esteve ausente do hemiciclo para gozar a sua licença de parternidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+