26 mar, 2022 - 11:30 • Redação
Marcelo Rebelo de Sousa agendou a cerimónia de posse do novo Governo para a próxima quarta-feira, 30 de março, às 17h00.
"O Presidente da República marcou a cerimónia de posse de todos os membros do XXIII Governo Constitucional, para a próxima quarta-feira, dia 30 de março, pelas 17h00, no Palácio Nacional da Ajuda", pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência.
Tomam posse 17 ministros e 38 secretários de Estado.
Militantes e independentes. Sociólogos e juristas.(...)
Comunicado oficial destacou que o novo Executivo, o XXIII Governo, terá "menos 20% de governantes" face ao anterior.
Na nova equipa, desaparecem os ministros de Estado e a pasta de Economia, que surgia no anterior elenco como número dois na hierarquia, passa a oitava. A pasta da Presidência do Conselho de Ministros, que deverá permanecer nas mãos de Mariana Vieira da Silva, sobe para número dois, ganhando peso político e pastas.
A Presidência passa a ter a secretaria de Estado da Administração Pública, até aqui nas mãos da ministra Alexandra Leitão, dando assim um sinal provável de que o governo quer dar peso político às negociações com os sindicatos, numa tentativa de controlar um eventual crescendo de contestação social e uma rua mais brava, na sequência da maioria absoluta e perdida que está a centralidade do Parlamento.
Este é o terceiro Governo chefiado por António Costa e o seu primeiro com maioria absoluta. Pela primeira vez, a composição de um Executivo conta com mais mulheres do que homens, excluindo o Primeiro-ministro.