Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Oficial. Zelenskiy fala ao Parlamento português a 21 de abril

13 abr, 2022 - 11:56 • Redação

A sessão acontece a partir das 15h00 e vai contar com a presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, discursa no Parlamento português a 21 de abril, às 15h00. A data foi anunciada por Augusto Santos Silva aos deputados durante a conferência de líderes desta quarta-feira.

A data da sessão foi articulada entre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado ucraniano e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nesta sessão parlamentar.

A sessão vai contar com intervenções do Presidente ucraniano e do presidente da Assembleia da República.

Os deputados aprovaram a sessão solene, por proposta do PAN, para que o Presidente ucraniano se dirija aos deputados, seguindo o exemplo de outros países. Apenas o PCP votou contra, lembrando que as sessões com presidentes de outros países se realizam apenas “durante visitas de Estado a Portugal”.

Desde a invasão russa na Ucrânia, Zelenskiy tem falado um pouco por todo o mundo, onde apela ao apoio à Ucrânia e a sanções firmes à Rússia. O primeiro discurso foi ao Parlamento Europeu, por videoconferência, no início de março.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 4,5 milhões das quais para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+