21 abr, 2022 - 13:17 • Manuela Pires , com redação
Francisco Pinto Balsemão e Miguel Cadilhe são os nomes propostos pelo PSD para o Conselho de Estado.
A informação foi avançada esta quinta-feira, no Parlamento, pelo líder social-democrata Rui Rio.
Em declarações aos jornalistas, Rui Rio disse que ainda ponderou ser ele um dos nomes indicados, que se demitia depois para dar lugar ao seu sucessor no partido.
“Era uma hipótese que eu não descartava, mas a partir do momento em que começaram a sair notícias de que eu não tinha o direito, ficou completamente impossibilitada essa ajuda que eu podia dar ao meu sucessor”, referiu Rui Rio.
Para o líder do PSD, essa hipótese ficou "inviabilizada logo de entrada", lamentando que não tenha havido "sentido de Estado e de responsabilidade" para a permitir.
Sendo assim o líder do PSD voltou a indicar o nome do antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, o militante número um do partido, e surge agora a novidade do antigo ministro das Finanças Miguel Cadilhe.
Rui Rio deixará de integrar o Conselho de Estado, órgão de aconselhamento do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Estes dois nomes indicados pelo PSD vão juntar-se aos três nomes indicados pelo partido socialista e que vão a votos no parlamento a 29 de abril, tendo de obter dois terços dos votos para a sua aprovação.
Tal como a Renascença avançou o Partido Socialista mantém Carlos César, e indica Manuel Alegre e Sampaio da Nóvoa para o Conselho de Estado.
[notícia atualizada às 15h57]