09 out, 2022 - 17:13 • Lusa
O presidente da Área Metropolitana do Porto e da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou este domingo a sua candidatura à liderança da Federação Distrital do PS/Porto, atualmente presidida pelo atual ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
"Sim, sou candidato", garantiu Eduardo Vítor Rodrigues à Lusa, anúncio que também publicou na sua página de Facebook.
O autarca refere que a concretização da sua candidatura surge depois de Manuel Pizarro, que lidera a Distrital do PS/Porto desde 2016 e que, agora, assume a pasta da Saúde, substituindo no cargo Marta Temido, ter anunciado de "forma irreversível a sua impossibilidade de candidatura à federação".
O socialista explicou que este convite surgiu por parte do grupo que tem estado a gerir a Federação, liderado por Pizarro, e foi aceite depois de auscultar uma série de "sensibilidades" e o secretário-geral do partido, António Costa.
"Resolvi aceitar no pressuposto de um projeto de continuidade e não de sucessão", disse.
Dizendo que nunca assumiria uma candidatura para criar problemas ou divisões, o autarca afirma que o objetivo é trabalhar na base da unidade e não da oposição e conflito.
O presidente da Área Metropolitana do Porto assume, por isso, que estará focado nos desafios e nas soluções, nunca nas disputas ou nas divisões "pessoalistas" que "tanto podem prejudicar".
Um dos desafios que assume é captar para a "boa política e a cidadania feita a partir dos partidos" os jovens que têm estado afastados e que olham, muitas vezes para esta área, com "alguma desconfiança".
Outros dos desígnios é trazer para debate, tal como tem acontecido, novas questões que se têm levantado.
Assumindo um trabalho de continuidade com o "que de melhor o PS tem", o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, garante a sua dedicação às pessoas e às causas da região.
As eleições para a presidência da Distrital do PS/Porto realizar-se-ão no segundo fim de semana de novembro, revelou, acrescentando ser previsível que a sua candidatura seja a única.
"O que, a acontecer, demonstra a maturidade do partido", entendeu.
A liderança da Federação Distrital do PS do Porto está entregue, desde 2016, a Manuel Pizarro que, agora, assume o cargo de ministro da Saúde.