Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OE2023. Governo reúne-se com PAN, Livre, BE e PCP

20 out, 2022 - 17:34 • Susana Madureira Martins

Direita fica de fora. Não estão previstas reuniões do Governo com o PSD, Iniciativa Liberal e Chega.

A+ / A-

A ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, está a receber representantes do PAN, Livre, Bloco de Esquerda (BE) e PCP para uma nova reunião sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2023).

A notícia foi apurada pela Renascença junto do gabinete da ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

O objetivo do Governo é "manter e reforçar as vias para um diálogo constante, construtivo e aberto em todos os principais dossiês governativos".

As reuniões com os partidos de esquerda vão decorrer nas próximas semanas.

Não estão previstas reuniões do Governo com o PSD, Iniciativa Liberal e Chega.

A proposta de OE2023 foi apresentada há pouco mais de uma semana pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, e prevê que a economia portuguesa cresça 1,3% em 2023 e registe um défice orçamental de 0,9% do Produto Interno Bruto.

Aquando da apresentação do Orçamento do Estado, Fernando Medina afirmou que a proposta orçamental reforça os rendimentos, promove o investimento e mantém o compromisso com finanças públicas sãs num ambiente externo adverso de guerra na Europa e escalada da inflação.

O Governo visa reduzir o peso da dívida pública de 115% do PIB para 110,8% em 2023 e projeta que a inflação desacelere de 7,4% em 2022 para 4% no próximo ano.

A proposta vai ser debatida na generalidade no parlamento nos próximos dias 26 e 27 e a votação final global do diploma está agendada para 25 de novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manobras políticas
    20 out, 2022 AR 18:13
    Um truque infantil e provocatório do PS, à espera que o PSD congregue Chega! e Iniciativa Liberal e o PS vir aos pulinhos para a TV, a dizer: "Veem? Veem? A Direita a unir-se e o Chega a mandar. Têm de continuar a votar em nós para isso não acontecer". Acho que esse "truque" acabou nas últimas eleições, onde Sondagens fraudulentas ou incompetentes criaram a ideia que a Direita iria ser maioritária, quando nem sequer estava perto de poder formar governo, e o pessoal foi em massa votar no PS - no dia seguinte, poucos admitiram que o tinham feito, e agora o PS quer repetir a "manobra".

Destaques V+