Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa garante PRR executado "a par e passo" e diz que 2.ª tranche chegará em breve

20 nov, 2022 - 13:47 • Lusa

O secretário-geral do PS realça que "Portugal tem sido dos países com melhor taxa de execução de fundos comunitários e com menor taxa de irregularidades"

A+ / A-

O secretário-geral do PS garantiu hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) está a ser executado "a par e passo" e anunciou que, muito em breve, a Comissão Europeia deverá libertar a segunda "tranche" de verbas.

No encerramento do congresso da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), em Vila Franca de Xira, António Costa recordou que "muitos disseram que ia ser impossível acabar de cumprir" as verbas comunitárias previstas no PT 2020, cumprir o PRR e arrancar, ao mesmo tempo, com os fundos comunitários para a próxima década.

"Felizmente, já todos ultrapassaram esse pessimismo e agora o que apontam é a execução baixa do PRR. Como se enganaram da primeira vez, enganam-se da segunda", vaticinou.

De acordo com o líder socialista e primeiro-ministro, o PRR "está a ser executado a par e passo e de acordo com o calendário" acertado com a Comissão Europeia (CE).

"Foi por isso que recebemos a primeira tranche, já apresentámos à CE o relatório demonstrativo de que já cumprimos as metas e marcos que darão lugar ao pagamento da segunda tranche e tenho a certeza de que, muito brevemente, a Comissão validará as nossas metas e marcos e procederá pagamento da segunda tranche", disse.

António Costa realçou que, ainda esta semana, a Comissão Europeia referiu que "Portugal tem sido dos países com melhor taxa de execução de fundos comunitários e com menor taxa de irregularidades" e que o país tem "todas as condições para chegar ao final de 2023 e ter cumprido integralmente o PT 2020".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    20 nov, 2022 Leiria 15:47
    E se o governo pagasse o que deve relativo aos projetos do 2020, já terminados em 2019? O que acham disso ?

Destaques V+