Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo diz que demitir Governo é "uma falsa solução"

24 jan, 2023 - 14:11 • Carla Fino com Redação

Presidente considera que seria "insensato" obrigar o primeiro-ministro a formar novo executivo. A solução é o Governo governar melhor.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que demitir o Governo é uma "falsa solução".

Confrontado pelos jornalistas, esta terça-feira, com o apelo do Chega, para que se dissolva o Parlamento e convide o primeiro-ministro a formar novo executivo, o Presidente diz que, nesta altura, seria "insensato" fazê-lo. Aquilo de que Portugal precisa, frisa Marcelo, é que o Governo melhore a sua governação.

"É uma falsa solução forçar o primeiro-ministro a formar governo. É uma coisa que, no sistema português, implica o conflito imediato entre o Governo e o Presidente. Sejamos claros: neste momento, é insensato pensar na dissolução do Parlamento e não há meios caminhos. O caminho que há é o Governo melhorar a sua governação e corrigir que não está a correr bem, para correr melhor", frisa.

Marcelo assume que "a oposição continuará o seu caminho de oposição, naturalmente cada vez mais contundente", dada a aproximação de eleições. O trabalho do Governo é ajudar o país a superar "uma situação internacional e interna que não está ultrapassada".

O Presidente reagiu, ainda, à notícia da detenção de um homem suspeito de planear um atentado contra si. Desvalorizou o incidente, mas sublinhou a importância e o respeito da intervenção das autoridades.

Marcelo Rebelo de Sousa falou à margem da iniciativa "Músicos no Palácio de Belém".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+