14 mar, 2023 - 17:00 • Manuela Pires , Cristina Nascimento
O PSD considera "grave e preocupante" o caso de recusa de embarque a bordo do navio Mondego por parte de 13 militares da Marinha, alegando falta de condições de segurança da embarcação.
O deputado social democrata Jorge Paulo Oliveira manifestou a preocupação da bancada e fez saber que pretendem obter explicações por parte da ministra da Defesa, nomeadamente sobre duas questões em particular.
“Por que razão é que, em concreto, este navio tem duas mil horas a mais em termos daquilo que são os seus motores que já deviam ter sido revistos e não foram e também temos uma pergunta para colocar à senhora ministra, no sentido de saber se considera ajustado e adequado estes níveis de operacionalidade degradada", explicou o deputado.
Também o PCP apela ao Governo para que resolva os problemas de operacionalidade nos ramos militares e a Iniciativa Liberal quer igualmente ouvir no Parlamento não só a ministra da Defesa, mas também o Chefe de Estado Maior da Armada, Gouveia e Melo.
Os liberais consideram que foi posta em causa a capacidade de Portugal assegurar o seu papel na defesa externa, assim como a responsabilidade das Forças Armadas para com os seus parceiros militares.